abc+

FESTIVAL DE MÚSICA

Atrações estão confirmadas para o 30º Ronco do Bugio; confira a programação

Programação terá bailes, apresentações das músicas concorrentes e jantar

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 14/09/2023 às 05h:00 Última atualização: 17/10/2023 às 21h:29
Publicidade

O 30º Ronco do Bugio, festival de música que ocorre em São Francisco de Paula, já tem suas atrações confirmadas: no dia 22 de setembro quem comandará o palco é Joca Martins e, em seguida, Os Tiranos vão seguir com o baile.

No dia seguinte, Os Fagundes vão se apresentar e, na sequência, Batendo na Marca vão animar o baile. A entrada será franca.

Os Tiranos vão animar o baile na noite do dia 22 de setembro, que também terá Joca Martins | Jornal NH



Os Tiranos vão animar o baile na noite do dia 22 de setembro, que também terá Joca Martins

Foto: Divulgação

O júri composto por Pepeu Gonçalves, Paulo Freitas, Samuca do Acordeon, Neuza Castello e Paulo Bertussi, entre 88 composições inéditas inscritas, escolheu 20 músicas para os dois dias de evento para disputar o prêmio Ronco do Bugio.

No dia 22, serão apresentadas as dez escolhidas para a fase local, com concorrentes de São Francisco de Paula, e no dia 23 será a vez das dez composições de músicos de todo o Estado.

Também no dia 23, o grupo Cozinheiros de São Chico será responsável pelo jantar campeiro, também gratuito. Na última edição foram servidas mais de 1 mil refeições em um cardápio que teve feijoada, carreteiro e quirera com carne de porco, uma tradicional comida cabocla.

Airton Nunes, membro dos Cozinheiros de São Chico, destaca que a união da música e da culinária juntas possui um potencial ainda maior de preservar a cultura e tradição do povo gaúcho. “No ano passado servimos mais de 1 mil refeições de forma totalmente gratuita. É um pequeno presente ao público que ano após ano comparece para prestigiar um evento que é a cara do Rio Grande”.

Bugio é um ritmo musical específico que surgiu através do acordeão. Os gaiteiros serranos usavam o jogo de fole, recurso peculiar do instrumento musical, para destacar e caracterizar o ritmo, que muito se referencia no som marcado que os animais, bugios, produzem nas matas nativas da região dos Campos de Cima da Serra e das Matas dos Pinhais.

O bugio é patrimônio cultural imaterial de São Francisco de Paula.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade