abc+

SELEÇÃO SUB21

Atletas de Canoas convocadas para a Seleção Brasileira de hóquei sobre grama

Camila Durante, 18 anos, Maria Eduarda da Silva, 18 e Mathilda Borges,16, foram chamadas para período de treinos no Rio de Janeiro

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 16/08/2023 às 09h:26 Última atualização: 18/10/2023 às 16h:42
Publicidade

O hóquei sobre grama feminino de Canoas vai estar representado no Rio de Janeiro. Camila Durante, 18 anos, Maria Eduarda da Silva, 18 e Mathilda Borges, 16, foram convocadas para um período de treinos na Seleção Brasileira sub-21 da categoria. Serão cinco dias de treinos, entre 31 de agosto e 5 de setembro.

Equipe de Canoas é referência no esporte



Equipe de Canoas é referência no esporte

Foto: Campeonato Brasileiro de Hóquei/Divulgação

O training camping como é chamado, tem o objetivo de potencializar as vivências esportivas, a fim de aprimorar as competências e o rendimento das atletas no gramado. Em 2024 as brasileiras disputam o Pan American Challenge, sendo assim o tempo de concentração também será utilizado como preparação.

O momento foi comemorado pelas canoenses, que fazem parte do projeto Atleta Cidadão do Futuro. “Muita emoção, fiquei bem feliz com essa oportunidade que estou tendo. Algumas pessoas já tinham me falado que se eu continuasse treinando a oportunidade viria, mas a gente só acredita no momento que vê o nome na lista, o que torna tudo ainda mais incrível”, afirma Camila.

Gratidão

Maria Eduarda reitera a fala da amiga. “Fico extremamente grata por cada progresso e cada conquista. Amo o que estou vivendo e o hóquei pode me proporcionar isso.” A caçula do trio, Mathilda, diz que não consegue sequer explicar o que está sentindo com a convocação. “Estou muito boba e extremamente nervosa. Será uma experiência única, uma grande oportunidade. Enfim, estou muito feliz.”

A jovem estudante do 9º ano da Escola Paulo Freire, não consegue esconder a ansiedade por defender as cores do Brasil. “Não vou mentir, além de puro nervosismo, estou ainda sem acreditar.” Mathilda explica que, desde que ficou sabendo da convocação, está focando principalmente na parte física. “Comecei a fazer academia e meu treinador, Mauricio Kruger, focou bastante.”

Estrutura e incentivo

A estrutura para a prática do hóquei sobre grama é, segundo as meninas, um diferencial em Canoas. Os treinos e jogos ocorrem no Centro Olímpico Municipal, em uma quadra oficial e exclusiva para o esporte.

E a tradição do feminino é algo importado da Argentina e do Uruguai, onde o hóquei é tão popular quanto o futebol. “É um jogo super tradicional, estamos implementando essa cultura aqui também”, diz Daniel Finco, que atua no Atleta Cidadão do Futuro.

Os treinos ocorrem três vezes na semana. “Terça e quinta à noite e aos sábados pela manhã”, conta Camila.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade