FESTA DA LITERATURA
Atividades voltadas ao público infantil estão entre os destaques da Feira do Livro
Teatro Musical "O Museu Desmiolado" se apresenta a partir das 14 horas, no Auditório Sady Schwitz
Última atualização: 18/10/2023 21:19
Além da Expoaer, o feriado de Nossa Senhora Aparecida também vai proporcionar uma programação extensa na 38ª Feira do Livro de Canoas. Os destaques ficam por conta das atividades voltadas principalmente ao público infantil.
Além das tradicionais contações de histórias, o Teatro Musical ‘O Museu Desmiolado’, às 14 horas, no Auditório Sady Schwitz, será a grande atração durante a tarde. O espetáculo aborda a temática dos museus de maneira divertida, na qual canções, poemas e palhaçaria criam um universo imaginativo cheio de histórias curiosas e extraordinárias.
A mesa ‘Escritor canoense’ também terá temática infantil. Os escritores Chico Neto e Maria Santos Rigo falam com o público, às 18 horas, no Auditório Sady Schwitz. Para encerrar a programação, a noite será voltada ao público adulto, onde o ‘Encontro com escritor’ receberá Samir Machado de Machado e João Silvério Trevisan, às 19h30, no mesmo local.
Sobre os autores
Samir é escritor, tradutor e doutorando em Escrita Criativa pela PUCRS. Escreve romances históricos e de aventura, dentre os quais Quatro soldados (2013), Homens elegantes (2016) e Tupinilândia (2018 – Prêmio Minuano de melhor romance) e co-autor de Corpos Secos (2019 – Prêmio Jabuti de melhor romance de entretenimento). Em 2023, lançou o livro O Crime do Bom Nazista.
João Silvério Trevisan abandonou o seminário, no início da década de 1970. Após dez anos de prática religiosa, assumiu sua homossexualidade e iniciou sua carreira profissional como cineasta e dramaturgo. Após o Ato Institucional n. 5 (AI-5), teve censurada sua primeira obra de ficção ‘Orgia ou o homem que deu cria’ (longa-metragem, 1971). Em 1978, participou da fundação do jornal Lampião da Esquina – primeiro jornal gay do país. Ao lado de outros editores, escreveu matérias e colaborou com a distribuição do periódico, que era realizada em diversos estados brasileiros. Atualmente, permanece envolvido como militante da causa LGBT, atua profissionalmente como escritor, além de consultor do Museu da Diversidade, em São Paulo.
Programação de quinta-feira (12)
14h – Teatro Musical ‘O Museu Desmiolado’, com Trupe Onde a Palavra se Diverte: Com direção de Márcia do Canto e atuação de Alexandre Brito e Maura Souza, no Auditório Sady Schwitz
14h – Contação de histórias, com Arthur Côrtes e Sílvia Graebin, na Bebeteca da Biblioteca Pública
14h30 – A magia das bolhas, com Jonatan Ortiz Borges, na área central
15h – Contação de histórias, com Barbara Catarina, na Bebeteca da Biblioteca Pública
15h30 – Contação de história sobre Canoas, com A Casa do Poeta, no Auditório Sady Schwitz
16h – A magia das bolhas, com Jonatan Ortiz Borges, na área central
16h – Contação de histórias, com Arthur Côrtes e Sílvia Graebin, na Bebeteca da Biblioteca Pública
16h – Sessão de autógrafos: “A industrialização de Canoas na década de 1940 a 1970: memórias de trabalhadores”, com Leonel Valdenir Moraes, no Café Literário
16h – Sessão de Autógrafos: “Chiquinho e a árvore”, com Chico Neto, no Café Literário
17h – Contação de histórias, com Arthur Côrtes e Sílvia Graebin, na Bebeteca da Biblioteca Pública
18h – Mesa ‘escritor canoense’: Literatura Infantil, com Chico Neto e Maria Santos Rigo, no Auditório Sady Schwitz
18h – Contação de histórias, com Arthur Côrtes e Sílvia Graebin, na Bebeteca da Biblioteca Pública
19h30 – Encontro com Escritor, com Samir Machado de Machado e João Silvério Trevisan, no Auditório Sady Schwitz