VAI OU FICA?
"Até a Expointer", adianta prefeito de Esteio sobre prazo para definição do destino partidário
Prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal afirmou que até a feira baterá o martelo se permanece no PP ou migra para o PL
Última atualização: 17/10/2023 17:13
O início da 46ª edição da Expointer, marcado para o dia 26 de agosto, foi o prazo que o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PP), estipulou para bater o martelo e definir seu destino político. A informação foi confirmada em entrevista a reportagem na sede do Grupo Sinos no final da manhã desta sexta-feira (28). "Até a Expointer teremos uma decisão", adiantou Pascoal.
Em jogo, está a trajetória de quase 17 anos (a serem completados em setembro) do político no Progressista. "Ser convidado é motivo de alegria, demonstra que estamos fazendo um bom trabalho. Contudo, sou muito feliz e grato por tudo que construí dentro do PP, não só no setor político, mas as amizades e parcerias fortalecidas ao longo destes anos", argumentou o político.
A possível troca de legenda é ventilada por dois fatores: a renovação do convite feito pelo PL para o ingresso do prefeito no partido, articulada pessoalmente pelo deputado federal e presidente estadual da legenda, Giovani Cherini. E na outra ponta, a divergência do político com a direção nacional, prestes a entrar no governo federal.
Pascoal admitiu o convite, mas não afirmou a troca. "Em duas reuniões recentes o Cherini me presentou o projeto do PL para o Rio Grande do Sul e como eu poderia contribuir. Mas tudo precisa ser bem maturado, bem conversado", avalia.
Divergência com diretório nacional
O que pesa na decisão do chefe do executivo são as mudanças que devem ocorrer em Brasília. O Governo Federal se reunirá com líderes do PP e do Republicanos nas próximas semanas para avançar nas tratativas de ingresso das siglas do Centrão à base da gestão federal. Vista como uma forma de ampliar os votos no Congresso a favor de projetos de interesse do governo Lula.
Jogada que mudará a composição na Esplanada dos Ministérios para contemplar as indicações desses partidos no primeiro escalão do governo. "Divirjo absolutamente do ingresso do PP ao governo, por isso estamos acompanhando esse cenário para tomarmos uma decisão definitiva o que deverá ocorrer até a Expointer."