abc+

CULTURA

Associação Canoense de Escritores é presença confirmada na 38ª Feira do Livro de Canoas

Membros do grupo ministram palestra no dia 15 de outubro, às 15h30

Taís Forgearini
Publicado em: 02/10/2023 às 10h:21 Última atualização: 18/10/2023 às 20h:32
Publicidade

A Associação Canoense de Escritores (ACE) completou 21 anos em 2023. A entidade é presença confirmada na 38ª Feira do Livro em Canoas. No dia 15 de outubro, às 15h30, integrantes do grupo ministram a palestra “ACE 21 anos de protagonismo literário”, no auditório da Feira.

Membros da Associação Canoense de Escritores



Membros da Associação Canoense de Escritores

Foto: Paulo Pires/GES

“É uma forma de prestação de contas para a sociedade e para o poder público. Falaremos sobre o que fizemos em 21 anos e o que pretendemos fazer daqui para a frente”, explica o vice-presidente da ACE, Henrique Martins de Freitas.

Segundo o presidente da associação, Walter Kuhne Junior, fala sobre a importância do uso das bibliotecas das escolas. “A leitura é essencial na vida das pessoas. O incentivo necessita partir de casa. Talvez, ampliar o acesso das bibliotecas aos pais, ou seja, fazer o empréstimo de livros para os responsáveis pelos alunos. Na minha opinião, é uma saída positiva”, avalia.

Para Ivonete Chiden Pereira, associada da ACE, demonstra preocupação com futuro da leitura. “Uma vez, tive contato com uma turma de quarta série, e percebi que algumas crianças tinham muita dificuldade para ler. Precisamos ter um olhar sensível para as nossas crianças. A formação de novos escritores depende da atual geração”, salienta.

Ladimir Luiz Marchioretto, primeiro tesoureiro da ACE, aponta os E-books (livros digitais) como uma forma de democratizar o acesso à leitura. As plataformas são aliadas da comunicação, da leitura, da ampliação do conhecimento. É preciso estimular o hábito da leitura”, conclui.

Fomento da leitura

A segunda tesoureira da ACE, Helena Rosa, considerada que a arrecadação e distribuição de livros nas escolas, uma atividade primordial para aumentar o índice de leitores regulares. “Promover atividades que incentivem os jovens a ter hábito da leitura. As estatísticas mostram que os brasileiros leem pouco. O nível de compreensão do que está lendo também preocupa. Para além da quantidade, a qualidade possui importante valor.

Jairo Luiz Souza, associado da ACE, terá um encontro com a alunos da rede municipal durante a Feira do Livro de Canoas. “A data ainda não foi definida. Será uma atividade voltada para a leitura e escrita infantil. É um evento importante na cidade, que auxilia no fomento e incentivo da cultura e literatura”, diz.

A feira ocorre entre os dias 6 e 21 de outubro, em frente a Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade