Nesta semana mais uma vez foram registradas a presença de baleias-francas, em Torres. Principalmente entre agosto e novembro os mamíferos podem ser avistados próximos da costa gaúcha, devido à temporada reprodutiva. As baleias passam pelo litoral do Rio Grande do Sul rumo ao norte em busca de águas mais quentes para procriar e cuidar de seus filhotes.
Na terça-feira (25), foram vistas quatro delas na praia de Itapeva. Em Torres os morros próximos do mar oferecem excelentes observatórios naturais para o avistamento, com destaque para o Morro do Farol, bastante procurado neste período com este propósito.
Segundo o biólogo Rodrigo de Rose da Silva, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e especialista em Análise Ambiental, “estes mamíferos marinhos utilizam a costa brasileira anualmente para realizar parte de seus ciclos biológicos, onde se reproduzem, geram e amamentam seus filhotes. Esta espécie apresenta uma característica bastante peculiar que é a aproximação da costa, nadando muitas vezes na linha da arrebentação junto aos surfistas”. A baleia Jubarte também passa pela região, porém, longe da costa.
O biólogo salienta que as baleias se tornam um espetáculo à parte para os moradores e visitantes durante os meses de inverno e primavera. “Os meses que historicamente são avistadas um maior número de baleias são agosto e setembro, portanto, convide sua família e amigos para curtir a cidade e tentar avistar estes animais ao longo das praias”.
Dos morros é possível ver detalhes das calosidades no topo das baleias, a cauda pontiaguda e o esguicho de água em V. Dias com mar pouco agitado, menor intensidade de vento e boa visibilidade potencializam as chances de avistamento.
As baleias-francas ainda são listadas como ameaçadas de extinção, mas vêm apresentando um crescimento populacional nos últimos anos devido aos esforços de conservação.
(*) Com informações da Prefeitura de Torres
LEIA TAMBÉM