FALTA DE LUZ
APAGÃO: Qual o motivo da queda da energia em todo o País?
Segundo a RGE mais de 400 mil clientes da concessionária sofreram com a falta de energia elétrica na manhã desta terça-feira
Última atualização: 17/10/2023 18:46
ATUALIZAÇÃO: O que se sabe até agora sobre o apagão de energia registrado nesta terça no Brasil
O apagão registrado em diversas cidades do País na manhã desta terça-feira (15) também afetou o Vale do Sinos.
O motivo, segundo a RGE, é que "o desligamento ocorrido nesta manhã deveu-se a uma instabilidade no sistema interligado nacional".
A RGE diz ainda que a instabilidade causou interrupção de luz para 447 mil clientes em diversos municípios atendidos pela concessionária.
A empresa ainda afirma que o serviço está sendo restabelecido, informação que é confirmada pelo Operação Nacional do Sistema (ONS).
O ONS informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil e, com isso, estados do Sudeste também foram afetados, tendo reflexos na região Sul.
Conforme o ONS, a interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já haviam sido recompostos.
Região
Na região, há relatos de queda de luz em pontos de São Leopoldo, Portão Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. Em Canoas, houve queda de energia nos bairros Igara, Graças, Marechal Rondon.
Também há registros de falta de energia elétrica no Polo Petroquímico, em Triunfo.