Para avaliar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nesta semana, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar utiliza a técnica de fotogrametria, que monitorando e mapeia as áreas atingidas com drones.
Assim, os policiais militares coletaram imagens da cidade de Santa Tereza, no Vale do Taquari, região mais impactada pela catástrofe ambiental. No vídeo (que pode ser conferido abaixo), é possível observar o avanço das águas da enchente sobre o município. Ainda, fica visível o quanto o Arroio Marrecão, localizado na bacia bidrográfica do Rio Taquari-Antas, passou de sua calha original. Uma morte em decorrência das chuvas já foi registradas em Santa Tereza.
Com a sobreposição dessas imagens, equipes do batalhão comparam o cenário de antes e de depois da passagem das chuvas e, além de comparar os danos, conseguem dimensionar os estragos causados pelo temporal que atingiu o Estado.
Veja as imagens:
ANTES E DEPOIS: Imagens aéreas de Santa Tereza, no Vale do Taquari, mostram como a cidade ficou após enchente provocada pelas chuvas que atingiram o RS nesta semana. Município já registrou uma morte.
????Crédito: 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar pic.twitter.com/AnsPfOef7a
— Jornal NH (@jornalnh) September 8, 2023
LEIA TAMBÉM