DEPOIS DA TEMPESTADE

''A solidariedade é surreal'': moradora de Roca Sales destaca apoio no Vale do Taquari

Iara Klein, 51 anos, ajuda no centro de distribuição da cidade, onde doações são recebidas e entregues às famílias atingidas

Publicado em: 15/09/2023 07:00
Última atualização: 17/10/2023 21:40

A tragédia causada pela enchente sem precedentes que atingiu o Vale do Taquari afetou e ainda afetará por muito tempo a vida dos moradores de lá. Mas se tem algo que se pode destacar depois da catástrofe climática é a grande mobilização e a rede de auxílio que se formou para ajudar as cidades mais prejudicadas.

Roca Sales, construída às margens do rio Taquari, sofreu danos estruturais graves Foto: Guilherme Hamm/Secom

“A solidariedade é muita e me deixou impressionada”, diz Iara Klein, 51 anos, relatando o que mais tem lhe chamado a atenção. Moradora de Roca Sales, município de pouco mais de 11,4 mil habitantes e que foi gravemente atingido pela enchente do Rio Taquari, ela conta o que tem visto nesses dias após a enxurrada.Nascida no município, Iara morou um tempo no Vale dos Sinos para trabalhar, retornando em 2000 para a cidade natal, onde atua como servidora pública há 20 anos. Ela comenta que mora sozinha na parte mais alta de Roca Sales e não chegou a ter a moradia atingida. De lá, conseguiu ver a água passando pelo município e levando tudo embora. “Muitos amigos, colegas, foram atingidos e perderam tudo. Conhecia de vista algumas das pessoas que faleceram”, lamenta.

Na segunda-feira da tragédia (4), quando souberam que o rio estava subindo e poderia haver enchente, Iara e outros servidores passaram alguns móveis e computadores do primeiro andar da prefeitura para o segundo, onde também receberam alguns desabrigados. Mas não se imaginava o que poderia acontecer. “Na terça (5), não tinha o que fazer, estava tudo cheio d’água."

“O cenário é de guerra”

A moradora ressalta que o Centro foi muito afetado e, por isso, “não tem mais comércio”. “Todo o comércio foi atingido. Estamos sem farmácia, apenas um banco conseguiu reabrir. Prédios públicos, prefeitura, postos de saúde, escolas, Cras, tudo foi atingido”, listou. “Estamos sem hospital ainda e montaram um hospital de campanha para poder ajudar."

Iara lembra que a cidade já passou por outras enchentes, uma grande em 2020, mas nada nas proporções enfrentadas agora. “O cenário é de guerra, porque foram muitas casas levadas embora, muita destruição. Havia montanhas de carros pelas ruas, uma casa em cima da outra em alguns locais. Na zona rural também, pois nosso interior é muito grande. O pessoal perdeu maquinário, animais”, detalhou.

“O carinho das pessoas é incrível”

Após a tragédia, dezenas de autoridades e órgãos de segurança, como Defesa Civil estadual e nacional, Exército, Polícia Civil, Defensoria Pública, entre tantos outros, se deslocaram a Roca Sales para estimar os prejuízos e ajudar na reconstrução da cidade.

De quarta-feira (6) a domingo (10), Iara foi uma das colaboradoras alocadas no centro de distribuição montado em um salão paroquial da cidade, para receber e entregar doações às famílias necessitadas, e pôde vivenciar a grande solidariedade.

“É muita coisa. Muita doação. São muitas pessoas de fora que vieram ajudar a limpar as casas, empresários que disponibilizaram caminhões e maquinários, médicos, farmacêuticos. É surreal”, emociona-se, lembrando também de voluntários que estão fazendo viandas e cozinhando para os moradores. “Porque estamos praticamente sem mercado e está muito complicado o acesso ainda, então, não conseguimos ir pras cidades vizinhas”, argumenta.

“O carinho das pessoas é incrível. Elas chegam pra nós com marmitas com mensagens e corações desenhados”, destaca.

Doações ainda são necessárias

Pelo Instagram, a prefeitura de Roca Sales vem atualizando a situação e orientando os moradores sobre onde buscar donativos e serviços. Por lá, também são repassadas as maiores necessidades do município periodicamente.

No momento, a população está precisando de colchões, roupas de cama, cobertores, travesseiros, roupas íntimas, meias (adulto e infantil), toalhas de banho, móveis, eletrodomésticos e alimentos perecíveis, como legumes e frutas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasRoca SalesRS
Matérias Relacionadas