ARTE
A pedido do governo do RS, artista de Sapiranga desenha quadros com rotas turísticas do Estado
Mauro Vila Real pintou painéis de mais de três metros; artes vão ficar expostas no rodoviária e no aeroporto de Porto Alegre
Última atualização: 17/10/2023 15:07
A pedido do governo do Estado, o artista plástico Mauro Vila Real, de Sapiranga, pintou quatro telas de 3,5 metros cada uma. Cada pintura mostra 10 pontos turísticos do Rio Grande do Sul e, se colocadas lado a lado, as duas telas formam um único cenário. Duas obras serão colocadas nas paredes da rodoviária de Porto Alegre e as outras duas vão para o Aeroporto Salgado Filho.
A entrega dos quadros ocorreu nesta sexta-feira (28) e em breve serão colocadas nos locais. “É uma honra ver o meu trabalho em dois portais de entrada de Porto Alegre”, declara o artista.
Segundo Real, o trabalho nas telas iniciou muito antes das cores tomarem conta dos desenhos. “Começamos em agosto de 2022 elegendo os pontos turísticos que seriam pintados e até chegarmos no esboço final, foram diversos rascunhos. Porém, a reta final de entrega dos quadros foi de mão na massa, onde cheguei a focar no trabalho por dois dias diretos”, conta o artista.
As obras contam com 20 lugares que foram desenhados por um pincel de um pouco mais de meio centímetro. “De um lado foquei na região da Serra gaúcha e a outra tela tem outros lindos pontos turísticos do RS”, conta Real. Ao contemplar o quadro, é possível reconhecer o Kikito, símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado, o Natal da Serra da gaúcha, os cânions, as hortênsias que compõem a Rota Romântica, a ponte entre Bento Gonçalves e Vespasiano Corrêa, entre outros locais de grande relevância ao RS.
“Em outra tela não poderíamos deixar de representar a região da Campanha com o gado, Charqueada São João, que pertence a Pelotas, mas é mais antiga que o município, o Gasômetro, os molhes de Rio Grande, o Cristo Protetor e as casas enxaimel de São Leopoldo, que marca a imigração alemã na região”, explica Real.
Realização
Não é a primeira vez que o artista sapiranguense é escolhido para representar, através de pinturas, momentos especiais que ocorreram no RS. No ano passado, Real pintou nove quadros que receberam o nome de “Rotas de Anita Garibaldi”. “Foram obras de 2 metros onde pintei os locais por onde Anita passou. Os desenhos foram instalados nos museus das cidades por onde ela passou”, conta o artista.
O artista também recebeu o convite para desenhar o atual governador do RS, Eduardo Leite, quadro que ficará exposto na sala do governador no Palácio do Piratini.