PORTÃO

19ª Volksfest termina com desfile, shows e muita solidariedade

Milhares de pessoas aproveitaram a festa que comemora os 60 anos do município e colaboraram com doações ao hospital da cidade

Publicado em: 10/10/2023 09:43
Última atualização: 18/10/2023 21:06

Milhares de pessoas participaram das últimas atividades da programação da 19ª Volksfest, festa que comemorou os 60 anos de emancipação de Portão e que se encerrou nesta segunda-feira (9), dia do aniversário da cidade.

Além de várias atrações musicais, Feira da Indústria e Comércio, Feira do Artesanato e Agricultura Familiar e Praça de Alimentação, a festa contou ainda com passeio no Trenzinho Animado, além de Parque de Diversões, teatro e brinquedos infláveis.

Desfile do aniversário de 60 anos de Portão destacou 60 ações que vêm sendo feitasGustavo Machado/Prefeitura de São Leopoldo
Desfile do aniversário de 60 anos de PortãoGustavo Machado/Prefeitura de São Leopoldo
Desfile do aniversário de 60 anos de PortãoGustavo Machado/Prefeitura de São Leopoldo
Desfile do aniversário de 60 anos de PortãoGustavo Machado/Prefeitura de São Leopoldo
Desfile do aniversário de 60 anos de PortãoGustavo Machado/Prefeitura de São Leopoldo
Desfile do aniversário de 60 anos de PortãoGustavo Machado/Prefeitura de São Leopoldo
Desfile do aniversário de 60 anos de PortãoGustavo Machado/Prefeitura de São Leopoldo
Desfile do aniversário de 60 anos de PortãoGustavo Machado/Prefeitura de São Leopoldo

Destaque do último dia de evento, o desfile em comemoração ao aniversário de 60 anos da cidade animou o Centro portanense. Integrantes das secretarias municipais, entidades, órgãos de segurança, como a Brigada Militar, além de representações de todas as escolas municipais, estaduais e de Educação Infantil desfilaram pela Avenida Brasília. No total, 3.710 pessoas participaram do desfile, que foi acompanhado por cerca de 5.500 pessoas.

“200% acima”

“Foi 200% acima do que a gente estimou, em todos os sentidos”, afirmou o superintendente de Cultura, Desporto e Turismo, Pedro Lippert Junior, conhecido como Zuzu. “Não tivemos nenhum incidente, nenhuma briga. A arrecadação de alimentos foi um sucesso. Já tivemos muito público em outras festas, mas, nesse ano, sentimos uma energia, um clima totalmente diferente. E eu imagino que isso vem pelo tempo sem festa, mas também pela nossa forma de fazer gestão, trabalhando junto com a comunidade”, analisou.

“Qualquer show era sempre com muito público e o pessoal interagindo, cantando, dançando. Batemos recorde de público no show do Michel Teló, com 12 mil pessoas. Foi um absurdo de gente, e todo mundo elogiando. Tivemos também uma diversidade de opções, com parque, pracinha, brinquedos infláveis para as crianças”, salientou. “Nossa avaliação é extremamente positiva”, concluiu Zuzu, que fazia parte da comissão organizadora da festa. Junto com ele, na organização estavam o assessor de Cultura e Turismo, Isaque Mattos, a secretária Municipal de Administração e Governo, Priscila Lemmertz Diefenthäler, e da primeira-dama da cidade, Michele Hoff.

Mais de 12 toneladas de alimentos doados

Um dos destaques dessa edição da Volksfest foi a possibilidade da população acessar a festa por meio de Ingresso Solidário, levando um quilo de alimento não perecível, que seria destinado ao Hospital de Portão. A ideia foi um sucesso e a quantidade alcançada surpreendeu e motivou outra ação da casa de saúde: a divisão dos produtos com outras entidades do município.

Ainda no domingo (8), por meio de vídeo, a coordenação de Nutrição e Dietética do hospital informou que a quantidade de alimentos arrecadados superou todas as expectativas. Conforme o diretor-presidente da Fundação Hospitalar Educacional e Social de Portão (Fuhesp), instituição mantenedora do Hospital de Portão, Guilherme Vieira, até domingo – ou seja, sem contar ainda o último dia de festa –, cerca de 12 toneladas de alimentos já haviam sido arrecadados.

Ingresso solidário rendeu doação de milhares de quilos de alimentos ao Hospital de Portãofotos Divulgação/Prefeitura de portão
Voluntários do Hospital de Portão receberam milhares de quilos de alimentos doados durante a 19.ª VolksfestDivulgação

“A comunidade está abraçando o hospital”

“Se nós fossemos ficar com todas as doações, teríamos comida por três anos. Mas como os produtos têm data de validade, vamos ficar só com aquilo que temos condições de usar pelo máximo período dentro da validade. O que exceder a nossa demanda, vamos doar para outras entidades”, afirmou Vieira.

“Para nós, além de uma surpresa pela quantidade, o que mais nos deixou contente foi o carinho que a população mostrou aos nossos voluntários na entrada da festa. A comunidade realmente está abraçando o hospital”, ressaltou, citando que, entre os alimentos recebidos, estão pacotes de arroz, feijão, sal, açúcar, azeite e litros de leite. “São os alimentos mais demandados no hospital. A população realmente trouxe o que o hospital precisa”.

Vieira também fez questão de agradecer o grupo de voluntários do hospital, que se revezou para receber as doações na Volksfest. “Foram 130 pessoas, trabalhando durante os cinco dias de festa, tanto na recepção do evento, quanto na separação dos alimentos”, enalteceu.

Nos próximos dias, os voluntários devem separar os produtos arrecadados por data de qualidade que, a partir da próxima semana, serão distribuídos para outras entidades portanenses.

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasPortãoRS
Matérias Relacionadas