ESPECIAL

199 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ: Reflexos no Brasil atual

Imigração criou uma forte e amigável conexão com a Alemanha

Publicado em: 25/07/2023 16:11
Última atualização: 17/10/2023 16:45

A imigração dos povos germânicos no Brasil influencia até hoje a cultura e a economia do País. No final do século 19, algumas regiões que formavam aqueles povos se uniram para formar a Alemanha - entre elas, Prússia, Baviera e parte da Pomerânia.

A colonização continua a ser um tema relevante na relação entre o Brasil e a Alemanha. De acordo com o cônsul-geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Andreas Simandl, ambos os países foram beneficiados por este marco histórico. "Com a imigração alemã, a Alemanha criou uma ponte com o Brasil, e, ao mesmo tempo, também é uma grande vantagem para o Brasil ter um contato especial com a Alemanha como consequência desta imigração", afirma.

Conforme Simandl, a relação entre os países é notavelmente positiva. "A relação entre o Brasil e a Alemanha é amigável, próxima e especialmente diversificada, também graças à ligação que temos através da imigração alemã", diz.

O laço traz diversos benefícios para as duas nações. "Ambos os países se beneficiam consideravelmente deste bom relacionamento. Um grande número de empresas alemãs atua no Brasil, produz e investe aqui no Brasil. Isso traz empregos e também conhecimento técnico para o País. Muitos brasileiros estudam ou trabalham na Alemanha e trazem para o Brasil as experiências que adquiriram lá", exemplifica Simandl.

"Por outro lado, a Alemanha também se beneficia das muitas conexões com o Brasil, não apenas em termos econômicos. Frequentemente, são estabelecidas parcerias entre associações e cidades que são importantes para o entendimento mútuo", prossegue.

Devido à descendência alemã, diversos brasileiros buscam visitar a Alemanha para conhecer o país de onde seus antepassados vieram ou até mesmo para buscar dupla cidadania. Para o cônsul-geral, esse interesse faz com que a proximidade entre os países aumente ainda mais.

"Acho bastante natural que os brasileiros com antepassados alemães tenham grande interesse em ir para a Alemanha, seja para frequentar a universidade, realizar algum curso de formação técnica ou para trabalhar", comenta. "Acredito que a maioria destas pessoas retornará ao Brasil, o que aprofundará ainda mais os laços entre os nossos países", finaliza.

Acompanhe outras reportagens especiais sobre os 199 anos da imigração alemã

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasNovo HamburgoRS
Matérias Relacionadas