abc+

PRIMEIROS PASSOS

"Vou administrar Canoas com seriedade e combate à corrupção", diz Airton Souza

Prefeito eleito afirma que está pronto para posse e fala das prioridades do início da gestão

Taís Forgearini
Publicado em: 30/12/2024 às 10h:52 Última atualização: 30/12/2024 às 10h:53
Publicidade

Em contagem regressiva para a posse, na quarta-feira (1º), às 17 horas, no Sesc, o prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), destaca metas e prioridades do novo governo. O político de 57 anos promete adotar ações desde o primeiro dia. O destaque está para a convocação de uma sessão extraordinária no Legislativo que visa colocar em votação, já no dia 2, a ampliação da gratuidade do transporte coletivo para mais 90 dias e estender até 31 de janeiro, o prazo de quitação com desconto do IPTU 2025.

Airton Souza (PL)



Airton Souza (PL)

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

 FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Eleito com 52,12%, o que corresponde a 75.688 dos votos válidos, Airton se recupera de uma embolia pulmonar após a retirada de uma hérnia. “Fiquei hospitalizado por seis dias, sendo quatro na UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Já passou. Estou bem de saúde e apto para assumir a Prefeitura. O canoense pode ficar tranquilo que vou governar e recuperar a nossa cidade”, ressalta.

A entrega de 100 casas pré-fabricadas para atingidos pela enchente de maio está prevista para ocorrer até o fim dos primeiros 100 dias de governo.

“As casas serão doadas pela Ulbra. Será uma parceria entre a universidade e a Prefeitura, que doará o terreno. Ainda não está definido o local. Após a definição, faremos o anúncio oficial para que as pessoas que possuem CadÚnico possam se inscrever.”

Com cerca de mil animais, entre cães e gatos, remanescentes dos resgates da enchente, Airton enfatiza que campanhas de adoção serão intensificadas nos primeiros meses de governo. “Temos 150 animais que ficaram sob os cuidados de voluntários na Ulbra, eles serão realocados para o Bem-Estar Animal, que ainda abriga 800 pets da enchente. Esses bichos necessitam de um lar e a Prefeitura vai trabalhar para que eles encontrem.”

Leia também: Prefeito, vice e vereadores eleitos tomam posse dia 1º de janeiro; confira os locais das cerimônias em Canoas e Nova Santa Rita

Saúde, educação, transporte e alagamentos

Entre as áreas destacadas, a saúde está no topo das prioridades mencionadas pelo novo gestor de Canoas.

A fila para consultas, exames e cirurgias está na casa de dezenas de milhares. Na época da campanha, eram 78 mil pessoas aguardando. Acredito que este número tenha aumentado. Já nos primeiros 100 dias, faremos mutirões para reduzir a alta demanda. Os cadastros serão atualizados. A ideia é também fazer uma busca ativa”, promete Airton.

O prefeito eleito afirma que acabará com a fila para exames de mamografia. “Temos cerca de 4 mil mulheres aguardando. Nossa meta é zerar no período de 100 dias.”

Além da saúde, outras áreas de Canoas apresentam problemas crônicos. Como o déficit de vagas na educação infantil, o monopólio no transporte coletivo e os recorrentes alagamentos em diferentes pontos da cidade.

“Estou ciente dos desafios. Reafirmo que, de minha parte, a eleição acabou e não existe guerra ou revanchismo. Meu foco e compromisso são com a cidade que vou administrar. Meu adversário do segundo turno parece querer continuar a disputa. Ele já está indo para o quarto turno na Justiça”, diz.

Airton salienta que não teme perder o cargo de prefeito. “É bem tranquilo. Já provei para a Polícia Federal que nada devo. Vou administrar Canoas com seriedade e combate à corrupção.”

Sobre a falta de vagas na educação infantil municipal, Airton cita que serão realizados levantamentos para identificar quais regiões apresentam maior déficit. “Por exemplo, a Vila Getúlio Vargas [no bairro Mathias Velho] possui uma comunidade muito populosa e não tem nenhuma escola de educação infantil. Vamos realizar a compra de vagas na rede privada ou construir uma escola nas proximidades. Em cada região será feito um estudo.”

A qualidade do ensino municipal também é citada pelo prefeito como um ponto negativo que necessita de ações urgentes. “Estamos montando a equipe de educação, que será comandada pela Beth Colombo. A partir disso, vamos priorizar ações para que a educação de Canoas retorne a ser bem avaliada.”

Lembrada pelos usuários de transporte público como uma necessidade, a licitação para o fim do monopólio dos coletivos em Canoas esteve presente nas promessas de campanha da chapa de Airton Souza e Rodrigo Busato (União Brasil).

“Temos um contrato que precisa ser cumprido [por mais um ano] com a atual empresa. Ainda no primeiro semestre, pretendemos realizar uma pesquisa para saber se é melhor ter duas empresas operando na cidade ou não, por exemplo, ter uma que atenderá a região oeste e outra a região leste. Tudo será avaliado.”

Sobre os alagamentos, Airton ressalta que haverá ações, ainda em janeiro, focadas para identificar e sanar os problemas em pontos críticos.

Déficit orçamentário e desafios

Com um déficit orçamentário de mais de R$ 300 milhões no caixa da Prefeitura, Airton salienta que realizará o enxugamento da máquina pública.

“Vamos diminuir os aluguéis, reduzir contratos que não afetam o serviço público. Durante a transição, tivemos algumas dificuldades em receber informações da atual gestão. Então, ainda sobre o déficit orçamentário, não tenho os dados precisos”, afirma.

Para Airton, a recuperação da saúde, o combate à corrupção e o desenvolvimento econômico estão entre os maiores desafios da gestão. “Vamos trabalhar arduamente”, finaliza.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade