Circula nas redes sociais desde o fim da tarde deste domingo (27) um vídeo que mostra o prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), repassando um maço de dinheiro a uma pessoa ainda não identificada. Airton nega irregularidades e diz que estava honrando “compromisso pessoal”.
O vídeo que vem sendo compartilhado nas redes sociais mostra Airton Souza no banco do carona de um veículo. Ele leva a mão na cintura e puxa um maço de dinheiro. Pela coloração e tamanho, aparentemente as notas são de 100 reais. É possível identificar que Airton utiliza o que aparenta ser um adesivo amarelo no peito. Por cima da camiseta de cor escura ele utiliza um casaco também de cor escura.
A data da gravação é desconhecida, mas as imagens dão uma pista de onde o veículo estava estacionado no momento da gravação. Ao fundo é possível ver parte de uma fachada com as marcas de dois restaurantes, um de comida tailandesa e outro de comida americana.
Segundo os perfis oficiais dos estabelecimentos nas redes sociais, ambos ficam na Rua Dr. Barcelos, na região central de Canoas. A poucos metros do local funcionou, até este domingo, o comitê de campanha de Airton Souza. Pelas imagens, o carro onde ocorreu o repasse do dinheiro estava estacionado na rua, em frente aos restaurantes. Dois imóveis adiante fica uma casa que também era utilizada pela campanha de Airton.
Em entrevista à imprensa da capital, o prefeito eleito de Canoas disse nesta segunda-feira (28) que o dinheiro que aparece no vídeo foi dado em pagamento de compromissos pessoais. Ele destacou ainda que o maço não estava na cueca, mas na cintura.
“Eu ali estava honrando um compromisso pessoal”, declarou Airton Souza à Rádio Gaúcha. Ele acrescentou que não colocou o dinheiro no bolso para não chamar atenção e que estão fazendo “sensacionalismo” sobre o assunto. “É muito tranquilo esse tema, não vejo nada de anormal”, declarou.
O prefeito eleito não soube precisar quando o vídeo foi gravado. “Faz algum tempinho”, informou à Gaúcha. Ele garantiu que o pagamento não tem relação com compromissos de campanha, mas não quis dar mais detalhes de quem estava recebendo o pagamento em espécie.
Ao Diário de Canoas a assessoria de Airton Souza informou, no fim da manhã, que em breve soltará uma nota sobre a polêmica.
LEIA TAMBÉM