Uma sessão solene marcou, nesta quarta-feira (31), a posse do deputado estadual Adolfo Brito (PP) como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Natural de Sobradinho, onde já foi vereador e prefeito, Brito está em seu oitavo mandato consecutivo.
Diante de um plenário lotado de convidados e autoridades, o progressista anunciou que focará sua gestão no tema da irrigação e reservagem de água no interior do Estado.
“Chega de dependermos só de São Pedro. Quantas safras nós já perdemos? É hora de darmos as mãos”, enfatizou, referindo-se aos consecutivos períodos de estiagem enfrentados no Estado nos últimos anos.
“Não queremos, de jeito nenhum, agredir o meio ambiente. Nós queremos viabilizar um projeto para que o pequeno agricultor possa contar na sua propriedade com um açude para irrigar sua produção no momento que São Pedro não mandar a chuva”, esclareceu.
Em seu primeiro discurso, Brito convidou os demais deputados a se unirem à iniciativa. Segundo ele, a ideia é fazer encontros pelo interior do Estado para discutir o tema com agricultores e lideranças locais.
Saindo da presidência da Assembleia, Vilmar Zanchin (MDB) falou do desafio de dar continuidade aos projetos de anos anteriores. Seu mandato focou muito no tema da educação.
“Escolhemos educação porque é um tema transversal, absolutamente popular e completamente relevante e prioritário. Diz respeito a todos nós”, afirmou, lembrando que a área também é prioridade do governador Eduardo Leite )PSDB) e destacou o trabalho realizado ao longo de 2023, que resultou no Marco Legal da Educação.
A composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa para 2024
- Presidente: Adolfo Brito (PP)
- Primeiro vice-presidente: Paparico Bacchi (PL)
- Segunda vice-presidente: Eliana Bayer (Republicanos)
- Primeiro secretário: Pepe Vargas (PT)
- Segundo secretário: Vilmar Zanchin (MDB)
- Terceiro secretário: Luiz Marenco (PDT)
- Quarto secretário: Dr. Thiago Duarte (União)
- Suplentes: Issur Koch (PP), Delegada Nadine (PSDB), Gaúcho da Geral (PSD) e Elton Weber (PSB)
LEIA TAMBÉM