Faltando um mês e meio para o fim do prazo das convenções, que é quando os partidos definem quem serão seus candidatos na eleição municipal de outubro, a lista de pré-candidatos ao governo de Novo Hamburgo tem uma baixa. O vice-prefeito de Novo Hamburgo e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders confirma que não vai concorrer no pleito de 6 de outubro.
Márcio Lüders desistiu de concorrer à Prefeitura pelo União Brasil (UB), partido ao qual está filiado desde o mês de março deste ano.
Lançado como pré-candidato à majoritária pela legenda no ato de filiação, o vice-prefeito teria que ter se desincompatibilizado do cargo na Comusa no prazo estipulado pela Justiça Eleitoral caso quisesse entrar na disputa pelo Centro Administrativo Leopoldo Petry.
O período para ocupantes de cargos públicos que desejavam concorrer a mandato de prefeito ou vice nas eleições de outubro encerrou há 18 dias, em 6 de junho.
Cenário de calamidade pesou na definição
Lüders afirmou ao Grupo Sinos que a decisão de não concorrer levou em conta a atual situação do município, em virtude da gravidade das consequências das enchentes que afetaram cerca de 32 mil pessoas.
“Não temos clima para o processo eleitoral neste momento”, disse o político, que apoia o adiamento da eleição. “Agora é hora de união e de reconstrução. [A eleição] acaba abrindo margem para oportunismo político, pré-candidatos muitas vezes se aproveitando de uma situação grave visando apenas o interesse pessoal de buscar sua eleição”, acrescentou ao justificar sua decisão.
Com a desistência de Lüders, a tendência é que o União Brasil não tenha candidato na eleição municipal de outubro, focando apenas na disputa pela Câmara de Vereadores. É improvável que a eleição seja adiada, mas caso isso ocorra o vice-prefeito diz que sua decisão pode mudar “em conjunto com o partido”.
Quem são os pré-candidatos em Novo Hamburgo
Além do União Brasil, ao menos cinco partidos ensaiam candidaturas próprias à Prefeitura de Novo Hamburgo, conforme levantamento do Grupo Sinos. São eles: Gustavo Finck (PP), Fufa Azevedo (PT), Tarcísio Zimmermann (PDT), Raizer Fereira (PSDB) e Tânia Terezinha da Silva (MDB). Eles já são tratados pelos partidos como pré-candidatos, embora a confirmação de fato aconteça somente nas convenções, entre o fim de julho e o início de agosto.
PL e Republicanos prometem candidaturas, mas ainda não definiram nomes. No Republicanos o mais cotado é o deputado estadual Delegado Zucco, que já concorreu em 2020 e ficou em segundo. Ele tem dito que ainda não bateu o martelo sobre a candidatura ao governo hamburguense.
LEIA TAMBÉM