abc+

POLÊMICA

Vereadores se posicionam contra nomeação de DJ para o comando da Defesa Civil de Canoas

Dos 21 parlamentares, três manifestaram, pelas redes sociais, insatisfação com o anúncio feito pelo governo de Airton Souza (PL)

Taís Forgearini
Publicado em: 09/01/2025 às 18h:14 Última atualização: 09/01/2025 às 18h:15
Publicidade

Após a repercussão negativa sobre a nomeação de Herbert Poersch, popularmente conhecido como DJ Cabeção, para o comando da Secretaria da Defesa Civil e Resiliência Climática, três vereadores de Canoas se posicionaram contra a indicação do artista. Os parlamentares Ezequiel Vargas (PL), Jonas Dalagna (Progressistas) e Rodrigo D’ Avila (Novo) manifestaram, pelas redes sociais, insatisfação com o anúncio feito pelo governo de Airton Souza (PL).

DJ Cabeção



DJ Cabeção

Foto: Dickson Ricardo

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

O vereador Ezequiel Vargas informou que protocolou junto à Prefeitura uma solicitação de esclarecimento sobre a designação de um Disk Jockey (DJ) para liderar a pasta responsável pelo monitoramento de fenômenos climáticos e determinação de estratégias do poder público para a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação contra desastres causados pelo clima.

Para o parlamentar que compõe a base do governo de Airton, as indicações para o comando de secretarias importantes necessitam de pessoas com qualificação técnica.

“Saímos de uma enchente na qual a Defesa Civil operou de forma travada. Depois de tudo que a cidade passou, a população espera que as nomeações sejam de pessoas com capacidade técnica. Entendo e aceito que haja indicações políticas, mas para pastas essenciais se faz necessário o uso do caráter técnico”, destaca Ezequiel.

O vereador ressalta que conversou com DJ Cabeção sobre a situação.

“Não tenho nada contra a profissão DJ ou contra o Herbert. Na minha visão, seria mais adequado para ele um cargo na área da cultura, por exemplo. Sei que o prefeito está em Brasília, mas espero ser respondido em breve sobre o pedido de informação da indicação. Quero uma resposta para a população. Se o secretário escolhido deve ou não permanecer no comando da pasta. Mesmo sendo da base governista, é preciso cobrar”, completa.

Em nota, o vereador Jonas Dalagna esclareceu que não possui relação com a indicação do colega de partido para a secretaria.

“Deixo registrado meu respeito à trajetória profissional do DJ no cenário musical. No entanto, como técnico ambiental, biólogo, pós-graduado em Engenharia Ambiental compartilho a opinião de muitos cidadãos: a Defesa Civil, sendo uma pasta essencial para a prevenção de catástrofes, gestão de emergências e mitigação de danos, deve ser liderada por um profissional técnico e qualificado e com experiência na área”, diz o comunicado.

Em uma publicação pelo Instagram, o parlamentar Rodrigo D’ Avila defendeu a importância de uma indicação técnica para o comando da Defesa Civil de Canoas.

“Não o conheço pessoalmente e, com certeza, ele [DJ Cabeção] deve ser uma ótima pessoa, já que é conhecido na cidade, em eventos, etc. No entanto, tenho a convicção de que essa pasta precisa de um secretário técnico. Existem situações que, ao observar, me deixam incrédulo”, ressalta a nota.

O que diz a Prefeitura

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Canoas informou que até a tarde desta quinta-feira (9) ainda não havia recebido a solicitação do vereador Ezequiel Vargas.

“Quando formos notificados, nos posicionaremos”, diz a nota.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade