abc+

REFORÇO CAPILÉ

Vereadora de São Leopoldo vai integrar Ministério da Reconstrução do RS

Ana Affonso (PT) assume na próxima semana pasta voltada à atenção das mulheres

Joceline Silveira
Publicado em: 26/06/2024 às 11h:25 Última atualização: 26/06/2024 às 11h:26
Publicidade

A vereadora de São Leopoldo Ana Affonso (PT) aceitou o convite feito pelo ministro Paulo Pimenta, secretário extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e assume na próxima semana a coordenadoria de projetos e programas voltados às mulheres.

Parlamentar foi convidada por Pimenta para coordenar equipe de articulação de projetos e programas para as mulheres | abc+



Parlamentar foi convidada por Pimenta para coordenar equipe de articulação de projetos e programas para as mulheres

Foto: Reprodução

Com 19 anos de vida política, a petista foi deputada estadual (2010-2014) e candidata à vice-governadora em 2018, na chapa com o ex-ministro Miguel Rossetto (PT).

“Não quero fazer um trabalho de ‘gabinete’. Estarei nas cidades visitando os prefeitos, promovendo fóruns de debates, ouvido elas, ouvindo as demandas delas e, desta forma, produzir com qualidade políticas que realmente façam diferença neste processo de reconstrução do Estado”, afirmou Ana.

Ela conta que recebeu com surpresa a proposta. “Confesso que me surpreendi e fiquei muito honrada de ser lembrada pelo ministro”, revela.

Demandas femininas

A pasta integrará a estrutura do governo federal e será responsável pela elaboração de propostas de mitigação dos efeitos da tragédia ambiental focada nas chefes de família, mães solos, mães atípicas e empreendedoras.

“Hoje, nós temos uma estrutura no âmbito federal e estadual que é geral, dos auxílios que muitas vezes não atendem às demandas destas mulheres. É esse olhar que eu vou desenvolver e ter no meu radar porque a gente precisa pensar políticas mais específicas para acolher o maior número de mulheres possíveis”, adianta.

Na nova função, a parlamentar que cumpre o quarto mandato no Legislativo explica que atuará ainda na captação recursos junto ao governo federal para a execução destas demandas na região metropolitana, inicialmente focada nos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio, Sapucaia do Sul e Porto Alegre.

Mas garantiu, se outra região chamar, ela estará lá. “Aonde tiver demanda e me chamarem, eu vou”.

Mudança no Legislativo

Com a baixa na composição, a Câmara Municipal empossa na próxima semana o primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores, vereador Claudimir Schutze (PT), para ocupar a vaga da parlamentar. Ana deve se afastar do Legislativo leopoldense nesta sexta-feira (28).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade