O vereador Jeferson Falcão (PL), 41 anos, reeleito para a legislatura 2025-2028, foi o mais votado entre os 13 vereadores leopoldenses que garantiram uma cadeira na Câmara. Nas eleições de 6 de outubro somou 3.659 votos, o que representa mais de 2 mil votos a mais em relação ao pleito anterior.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Saiba quando a chuva alcança o RS e como o ciclone vai afetar o tempo após o calorão
Eleito pela primeira vez em 2020 pelo MDB com 1.600 votos, Falcão ingressou no PL em março de 2024. A mudança significou a abertura da bancada do PL na Câmara pela primeira vez na história, e o MDB sem representação titular no Legislativo.
Como mais votado, Falcão presidirá a primeira sessão no dia 1.° de janeiro, que dá posse aos eleitos, instala a legislatura, e se elege a Mesa Diretora. Para a nova Legislatura, um de seus focos continuará sendo a inclusão. São dele leis que trazem avanços à causa autista.
VEJA AINDA: Mãe fala em “milagre” após filho atleta sobreviver a tragédia com van; jovem já voltou a Pelotas
ENTREVISTA: Jeferson Falcão, vereador eleito mais votado
Jornal VS – Como analisa o seu resultado nas urnas?
Vereador Falcão – Nossa reeleição a vereador demonstra o reconhecimento pelo bom trabalho que fizemos nestes quase quatro anos e a confiança de que podemos fazer mais, especialmente nas pautas que defendemos, como a da inclusão.
Jornal VS – Esperava ser o vereador eleito mais votado?
Vereador Falcão – Tínhamos convicção que estávamos fazendo um bom trabalho neste primeiro mandato e tivemos ainda mais certeza durante a campanha, com a boa recepção das pessoas e em razão de muitas terem nos procurado para pedir o nosso material. Mas, apesar disso, confesso que nem nas minhas projeções mais otimistas presumi um aumento de mais de dois mil votos da eleição passada para esta, tornando-me o vereador eleito mais votado da cidade.
Jornal VS – Como acredita que será a partir de 2025 levando em conta que a oposição será a grande maioria na Câmara?
Vereador Falcão – As novas regras eleitorais fizeram com que a distribuição das cadeiras da Câmara não ficasse proporcional à votação recebida por cada partido. O meu partido, o PL, elegeu dois vereadores, recebendo quase a mesma votação que o PDT, que elegeu cinco, e mais que a do PT, que elegeu quatro vereadores. Tenho certeza que nenhum dos eleitos quer o mal da cidade e, naturalmente, os bons projetos serão aprovados. Certamente, o novo prefeito, Heliomar Franco, já está procurando cada vereador eleito para construir uma base ampla e garantir a governabilidade, até porque ele tem legitimidade e o aval da população, que garantiu sua eleição exatamente para que coloque em prática o plano de governo que apresentou.
Jornal VS – Como pretende focar seu trabalho na reta final desta legislatura?
Vereador Falcão – Vou contribuir com o que for possível na transição dos governos e seguirei até dezembro, final desta legislatura, com os mesmos propósitos que nortearam nosso mandato até aqui, agora com ainda mais responsabilidade e convicção de que estamos no caminho certo.
LEIA TAMBÉM