Dois vídeos de encontros do candidato à Prefeitura de Campo Bom, Faisal Karam (Republicanos), com um designer gráfico especialista em criação de cenas com uso de inteligência artificial (IA) são peças-chave da investigação aberta pela Justiça Eleitoral e pelo Ministério Público para apurar um suposto caso de tentativa de fraude eleitoral com uso de IA.
O Grupo Sinos teve acesso aos dois vídeos (veja abaixo os principais trechos). O primeiro tem sete minutos e foi gravado em um encontro entre o designer e o candidato a prefeito ocorrido supostamente em uma padaria de Campo Bom no dia 24 de agosto. O segundo vídeo tem cinco minutos e foi gravado em outro encontro do designer com o candidato, supostamente no dia 2 de setembro, no comitê de campanha de Faisal.
Os vídeos mostram o candidato e o designer conversando sobre como montar uma imagem com uso de inteligência artificial colocando o candidato Giovani Feltes (MDB), que disputa a Prefeitura com Faisal, em uma cena de crime. O plano era criar uma cena mostrando Feltes, 20 anos mais novo, recebendo propina de uma empreiteira no tempo que era prefeito da cidade.
No vídeo do primeiro encontro, na padaria, a voz de Faisal pergunta ao designer se é possível “colocar o Ângelo [seu assessor] fazendo algo ilícito numa mesa contando dinheiro”. O interlocutor responde que “dá pra utilizar”. E acrescenta: “É um processo complexo, mas dá pra fazer em um dia”.
A voz atribuída a Faisal comenta que “é interessante pra ter pra última semana, se for necessário”. “Nesta campanha nós vamos precisar de uma imagem…”, acrescenta a voz atribuída a Faisal, dizendo que “vai dar muita confusão”. “Se necessário, se necessário, pra contrapor, eventualmente, que invente na última hora. Tem que ter um banquinho de dados”, completa.
Na mesma sequência, a voz atribuída a Faisal Karam orienta o designer a buscar uma imagem “do Giovani Feltes, homem público, e que hoje o nosso alvo tem que ser dinheiro em cima de uma mesa, junto de alguém ligado a uma empreiteira”. No vídeo do encontro no comitê de campanha Faisal Karam aparece inclusive analisando o que seriam imagens antigas de Feltes.
A defesa de Faisal Karam conversou com o Grupo Sinos na manhã desta quarta-feira (18). O advogado Vanir de Mattos falou em “situação arquitetada”, mas não negou os encontros entre o candidato e designer. “Foi uma armação. Isso está muito claro pra nós”, frisou, dizendo que “Faisal estava curioso sobre a tecnologia porque sabia que isso poderia ser usado contra ele na campanha”.
O caso foi revelado publicamente pelo candidato Giovani Feltes na noite desta terça-feira (17). O designer o procurou para denunciar o caso e teria sido orientado a fazer denúncia ao Ministério Público. O MP diz que não comenta a investigação. O juiz Alvaro Bischoff, da 105ª Zona Eleitoral, abriu investigação e deu cinco dias de prazo para explicações. A campanha de Feltes pede a cassação da candidatura de Faisal. Além deles, concorre à Prefeitura Victor Souza (PCdoB).
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- CAMPANHA ELEITORAL CAMPO BOM
- Campo Bom
- crime eleitoral
- eleições
- ELEIÇÕES 2024
- faisal karam
- giovani feltes
- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CAMPO BOM
- INVESTIGAÇÃO ELEITORAL
- JUSTIÇA ELEITORAL
- POLÊMICA EM CAMPO BOM
- prefeitura de campo bom
- PROPINA CAMPO BOM
- TSE PROÍBE USO DE IA NA CAMPANHA
- USO DE IA EM CAMPO BOM