COMEMORAÇÃO

"Vamos fazer a cidade feliz", diz Airton Souza, eleito com 52,12% dos votos em Canoas

O candidato do PL derrotou o atual prefeito Jairo Jorge (PSD) por diferença de pouco mais de 6 mil votos

Publicado em: 27/10/2024 23:13
Última atualização: 27/10/2024 23:23

O caminho que já estava pavimentado com uma vitória no primeiro turno confirmou neste domingo (27) a dupla Airton Souza (PL) e Rodrigo Busato (União Brasil) como prefeito e vice-prefeito de Canoas para a gestão 2025-2028.

Com 52,12% dos votos válidos (75.688 votos), a dupla bateu o atual prefeito, Jairo Jorge (PSD), que tentava a reeleição e recebeu 47,88% dos votos (69.518 votos). A diferença foi de 6.170 votos pró-Airton.

Após quatro mandatos como vereador, Airton Souza assume chefia do Executivo ao lado de Rodrigo Busato Foto: Paulo Pires/GES

VIU ESSA?  "Eu respeito a decisão do eleitor", declara Jairo Jorge após não conseguir a reeleição

Em uma eleição marcada pelos ataques diretos entre os dois adversários desde o início, no primeiro pronunciamento após a confirmação da vitória, Airton disse que a disputa agora é passado. “A gente quer olhar para frente, administrar a cidade que está sofrida. Começar a pensar na montagem do governo, pensar na transição e fazer um governo que satisfaça os anseios da nossa sociedade”, disse. “Vamos fazer a cidade feliz. Canoas terá prefeito de verdade”, completou o eleito.

CONFIRA: Airton Souza terá um vereador a mais que a oposição em Canoas a partir de 2025

Sobre a transição de governo, Airton disse que espera um contato respeitoso com o adversário derrotado. “Espero que seja pacífica, que não tenha um terceiro turno. O que passou, passou. Agora, respeitar o resultado das urnas e partir para a reconstrução da cidade”, disse. Airton reiterou que a equipe será técnica e a transição pautada no diálogo. “Tanto quem está saindo, quanto nós, que estamos chegando, amam a cidade.”

Números gerais

Foram, ao todo, 166.869 votos, sendo 145.206 válidos. Os votos nulos somaram 11.229 (6,73%) e, os votos em branco, 10.434 (6,25%). A abstenção foi de 35,72%, ou seja, 92.716 eleitores aptos não compareceram às urnas.

Lideranças políticas marcam presença na festa da vitória

A importância do resultado da eleição de Airton para comandar a terceira maior cidade do Rio Grande do Sul também ficou evidente na presença de lideranças políticas da região. Antes de ir celebrar a vitória na esquina das ruas Dr. Barcelos e Coronel Vicente, onde estava estabelecido o comitê de campanha, Airton falou com a imprensa.

Na coletiva, Airton esteve acompanhado de lideranças Foto: Paulo Pires/GES

Ao seu lado, nomes fortes de seu partido e aliados. Entre outros, estavam os deputados federais Bibo Nunes (PL), Giovani Cherini (também presidente estadual do PL), Luciano Zucco (PL) e Luiz Carlos Busato (União Brasil); o deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos), além do prefeito de Esteio Leonardo Pascoal (PL), da presidente do PL Mulher, Adriane Cerini, e do exprefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves (PL), que foi o coordenador da campanha vencedora.

Ao longo da campanha, Airton colecionou apoios, entre eles o do senador Luis Carlos Heize (PP), do agora prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), do deputado federal Marcel van Hattem (Novo), além de três adversários do primeiro turno: Campiol, Marcio Freitas e Beth Colombo.

ELEIÇÕES: Airton Souza reitera que reconstrução da cidade será a pauta número 1 em seu governo

Tarde foi de descanso

Após o final da votação, apoiadores se reuniam em frente ao comitê para acompanhar a apuração dos votos. Uma televisão foi colocada na rua e, a cada atualização, o público comemorava a vantagem de Airton.

Apuração foi acompanhada minuto a minutos no comitê Foto: Paulo Pires/GES

Mas enquanto o cenário era de apreensão pelo resultado, Airton estava em outro clima. Em sua fala após o resultado, o prefeito eleito revelou que passou a tarde dormindo. “Acordei era cinco e meia da tarde”, disse, aos risos, afirmando que estava confiante com o resultado que fosse. Mas o descanso da tarde serviu de preparação para a noite. Além de carros de som para a festa, Airton foi recepcionado com bumbos de seus apoiadores e cantou temas de campanha. Entre as canções, alfinetadas a Jairo Jorge.

Festa celebra a vitória de Airton Souza na esquina das ruas Dr. Barcelos e Coronel Vicente Foto: Paulo Pires/GES

Airton na zona leste, Jairo na oeste

Airton Souza foi o candidato mais votado na zona leste (bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças e Guajuviras, entre outros), mas perdeu na zona oeste (Centro, Rio Branco, Fátima e Mathias Velho, entre outros), justamente a mais atingida pela enchente de maio. Na região da zona eleitoral 134, Airton fez 42.824 votos e Jairo fez 34.336 votos (44,5%). Já na zona oeste, Jairo fez 35.182 votos (51,70%) e Airton 32.864 votos (48,30%).

Histórico de Airton Souza

Natural de Tenente Portela, Airton Souza tem 57 anos, é empresário do ramo gráfico e já ocupou os cargos de diretor-presidente da Companhia de Indústrias Eletroquímicas (Ciel). Está na política canoense desde 2000, quando se candidatou pela primeira vez a vereador. Na época, Airton não atingiu o coeficiente necessário para assumir o cargo. Nas eleições municipais de 2004, 2008 e 2012 foi eleito vereador. Em 2016, ajudou na coordenação da campanha de Luiz Carlos Busato à Prefeitura de Canoas. Em 2017, no governo Busato, Airton assumiu a Secretaria Municipal das Relações Institucionais (SMRI), mas deixou o cargo em 2018 para concorrer a deputado estadual, mas não se elegeu. Ele também concorreu ao cargo em 2006, 2010, 2014 e 2018. Em 2020 novamente se elegeu vereador e, em 2022, tentou pela primeira vez cadeira na Câmara federal, mas não se elegeu. Em Canoas, o prefeito eleito teve passagens pelo PSDB, PP, MDB e agora, está no PL.

Trajetória do vice Rodrigo Busato

Rodrigo Busato, 39 anos, filho e neto de exprefeitos de Canoas, é formado em Publicidade e Propaganda. Desde a juventude, Rodrigo atuou nos bastidores da comunicação durante os mandatos do pai Luiz Carlos Busato como vereador e deputado federal. Durante o mandato de prefeito de seu pai, entre os anos de 2017 e 2020, assumiu como secretário de Comunicação e Relações Institucionais na Prefeitura de Canoas. Em 2024, Rodrigo passou a ter uma participação mais ativa na política local. Essa é a sua primeira eleição, segundo consta na base de dados do TSE. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCanoasPolítica
Matérias Relacionadas