abc+

COMEMORAÇÃO

"Vamos fazer a cidade feliz", diz Airton Souza, eleito com 52,12% dos votos em Canoas

O candidato do PL derrotou o atual prefeito Jairo Jorge (PSD) por diferença de pouco mais de 6 mil votos

Suelen Schaumloeffel Olkoski
Publicado em: 27/10/2024 às 23h:13 Última atualização: 27/10/2024 às 23h:23
Publicidade

O caminho que já estava pavimentado com uma vitória no primeiro turno confirmou neste domingo (27) a dupla Airton Souza (PL) e Rodrigo Busato (União Brasil) como prefeito e vice-prefeito de Canoas para a gestão 2025-2028.

Com 52,12% dos votos válidos (75.688 votos), a dupla bateu o atual prefeito, Jairo Jorge (PSD), que tentava a reeleição e recebeu 47,88% dos votos (69.518 votos). A diferença foi de 6.170 votos pró-Airton.

Após quatro mandatos como vereador, Airton Souza assume chefia do Executivo ao lado de Rodrigo Busato



Após quatro mandatos como vereador, Airton Souza assume chefia do Executivo ao lado de Rodrigo Busato

Foto: Paulo Pires/GES

VIU ESSA?  “Eu respeito a decisão do eleitor”, declara Jairo Jorge após não conseguir a reeleição

Em uma eleição marcada pelos ataques diretos entre os dois adversários desde o início, no primeiro pronunciamento após a confirmação da vitória, Airton disse que a disputa agora é passado. “A gente quer olhar para frente, administrar a cidade que está sofrida. Começar a pensar na montagem do governo, pensar na transição e fazer um governo que satisfaça os anseios da nossa sociedade”, disse. “Vamos fazer a cidade feliz. Canoas terá prefeito de verdade”, completou o eleito.

CONFIRA: Airton Souza terá um vereador a mais que a oposição em Canoas a partir de 2025

Sobre a transição de governo, Airton disse que espera um contato respeitoso com o adversário derrotado. “Espero que seja pacífica, que não tenha um terceiro turno. O que passou, passou. Agora, respeitar o resultado das urnas e partir para a reconstrução da cidade”, disse. Airton reiterou que a equipe será técnica e a transição pautada no diálogo. “Tanto quem está saindo, quanto nós, que estamos chegando, amam a cidade.”

Números gerais

Foram, ao todo, 166.869 votos, sendo 145.206 válidos. Os votos nulos somaram 11.229 (6,73%) e, os votos em branco, 10.434 (6,25%). A abstenção foi de 35,72%, ou seja, 92.716 eleitores aptos não compareceram às urnas.

Lideranças políticas marcam presença na festa da vitória

A importância do resultado da eleição de Airton para comandar a terceira maior cidade do Rio Grande do Sul também ficou evidente na presença de lideranças políticas da região. Antes de ir celebrar a vitória na esquina das ruas Dr. Barcelos e Coronel Vicente, onde estava estabelecido o comitê de campanha, Airton falou com a imprensa.

Na coletiva, Airton esteve acompanhado de lideranças



Na coletiva, Airton esteve acompanhado de lideranças

Foto: Paulo Pires/GES

Ao seu lado, nomes fortes de seu partido e aliados. Entre outros, estavam os deputados federais Bibo Nunes (PL), Giovani Cherini (também presidente estadual do PL), Luciano Zucco (PL) e Luiz Carlos Busato (União Brasil); o deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos), além do prefeito de Esteio Leonardo Pascoal (PL), da presidente do PL Mulher, Adriane Cerini, e do exprefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves (PL), que foi o coordenador da campanha vencedora.

Ao longo da campanha, Airton colecionou apoios, entre eles o do senador Luis Carlos Heize (PP), do agora prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), do deputado federal Marcel van Hattem (Novo), além de três adversários do primeiro turno: Campiol, Marcio Freitas e Beth Colombo.

ELEIÇÕES: Airton Souza reitera que reconstrução da cidade será a pauta número 1 em seu governo

Tarde foi de descanso

Após o final da votação, apoiadores se reuniam em frente ao comitê para acompanhar a apuração dos votos. Uma televisão foi colocada na rua e, a cada atualização, o público comemorava a vantagem de Airton.

Apuração foi acompanhada minuto a minutos no comitê



Apuração foi acompanhada minuto a minutos no comitê

Foto: Paulo Pires/GES

Mas enquanto o cenário era de apreensão pelo resultado, Airton estava em outro clima. Em sua fala após o resultado, o prefeito eleito revelou que passou a tarde dormindo. “Acordei era cinco e meia da tarde”, disse, aos risos, afirmando que estava confiante com o resultado que fosse. Mas o descanso da tarde serviu de preparação para a noite. Além de carros de som para a festa, Airton foi recepcionado com bumbos de seus apoiadores e cantou temas de campanha. Entre as canções, alfinetadas a Jairo Jorge.

Festa celebra a vitória de Airton Souza na esquina das ruas Dr. Barcelos e Coronel Vicente



Festa celebra a vitória de Airton Souza na esquina das ruas Dr. Barcelos e Coronel Vicente

Foto: Paulo Pires/GES

Airton na zona leste, Jairo na oeste

Airton Souza foi o candidato mais votado na zona leste (bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças e Guajuviras, entre outros), mas perdeu na zona oeste (Centro, Rio Branco, Fátima e Mathias Velho, entre outros), justamente a mais atingida pela enchente de maio. Na região da zona eleitoral 134, Airton fez 42.824 votos e Jairo fez 34.336 votos (44,5%). Já na zona oeste, Jairo fez 35.182 votos (51,70%) e Airton 32.864 votos (48,30%).

Histórico de Airton Souza

Natural de Tenente Portela, Airton Souza tem 57 anos, é empresário do ramo gráfico e já ocupou os cargos de diretor-presidente da Companhia de Indústrias Eletroquímicas (Ciel). Está na política canoense desde 2000, quando se candidatou pela primeira vez a vereador. Na época, Airton não atingiu o coeficiente necessário para assumir o cargo. Nas eleições municipais de 2004, 2008 e 2012 foi eleito vereador. Em 2016, ajudou na coordenação da campanha de Luiz Carlos Busato à Prefeitura de Canoas. Em 2017, no governo Busato, Airton assumiu a Secretaria Municipal das Relações Institucionais (SMRI), mas deixou o cargo em 2018 para concorrer a deputado estadual, mas não se elegeu. Ele também concorreu ao cargo em 2006, 2010, 2014 e 2018. Em 2020 novamente se elegeu vereador e, em 2022, tentou pela primeira vez cadeira na Câmara federal, mas não se elegeu. Em Canoas, o prefeito eleito teve passagens pelo PSDB, PP, MDB e agora, está no PL.

Trajetória do vice Rodrigo Busato

Rodrigo Busato, 39 anos, filho e neto de exprefeitos de Canoas, é formado em Publicidade e Propaganda. Desde a juventude, Rodrigo atuou nos bastidores da comunicação durante os mandatos do pai Luiz Carlos Busato como vereador e deputado federal. Durante o mandato de prefeito de seu pai, entre os anos de 2017 e 2020, assumiu como secretário de Comunicação e Relações Institucionais na Prefeitura de Canoas. Em 2024, Rodrigo passou a ter uma participação mais ativa na política local. Essa é a sua primeira eleição, segundo consta na base de dados do TSE. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade