abc+

ELEIÇÕES

"Vamos criar uma cidade cada vez mais segura para nossa população", diz Nelson Spolaor

Candidato do PT fala de algumas das propostas se eleito prefeito de São Leopoldo

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 25/09/2024 às 09h:04 Última atualização: 25/09/2024 às 10h:51
Publicidade

O Jornal VS segue com a série de entrevistas (por ordem alfabética) com os cinco candidatos a prefeito de São Leopoldo: Arthur Schmidt (MDB), Delegado Heliomar (PL), Hitler Pederssetti (Podemos), Manoel Bandeira Binoni (PSOL) e Nelson Spolaor (PT). Schmidt, Heliomar e Manoel já tiveram suas entrevistas publicadas dias 19, 23 e 24, respectivamente. O candidato Hitler não enviou suas respostas.

Nelson Spolaor



Nelson Spolaor

Foto: Divulgação

Antes do segundo debate entre os prefeituráveis leopoldenses, no dia 2 de outubro, às 20 horas, nos estúdios da rádio ABC 103.3 FM, com transmissão ao vivo no site abcmais.com e YouTube e redes sociais, vamos destacar nesta série alguns assuntos de interesse da população para que o eleitor possa ter elementos para a decisão do seu voto no dia 6 de outubro.

O quarto nome sabatinado é Nelson Spolaor (PT), que tem como vice Professor Nado (PDT). Eles concorrem pela coligação Reconstruir e Avançar São Leopoldo – composta por PDT / Federação Brasil da Esperança – FE BRASIL (PT/PC do B/PV), PSB, UNIÃO e PSD. As diretrizes do programa de governo estão todas detalhadas no site divulgacandcontas.tse.jus.br.

Nelson Spolaor tem 56 anos, é natural do interior da cidade de Mata (RS), casado com a professora Ederlei e pai dos advogados Sabrina e Kau. Ainda criança, aos 10 anos, saiu de casa em busca de estudo e oportunidades, chegando a São Leopoldo em 1989, onde cursou Direito na Unisinos. Trabalhou com os governadores Olívio Dutra e Tarso Genro e já foi prefeito de Sapiranga (RS).

LEIA TAMBÉM: Cidades da região devem ter queda no rateio do ICMS em 2025; veja as prévias

Advogado, formado em Gestão Pública, atuou no governo Ay Vanazzi como secretário-geral de Governo da Prefeitura de São Leopoldo, e coordenou o Comitê de Enfrentamento da Covid.

Seu vice é Ronaldo Teixeira da Silva, o Professor Nado, 60 anos. Ele é doutor em Ciências Sociais e mestre em Literatura. Vereador leopoldense por dois mandatos, Nado foi também ministro interino da Educação, além de secretário-executivo do Ministério da Justiça. Como diretor da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), defendeu projetos e soluções na tragédia das enchentes.

O que o candidato pensa sobre:

SEGURANÇA PÚBLICA

Diferentemente de 2014, quando São Leopoldo era a segunda cidade mais violenta do Estado, hoje somos a oitava cidade mais segura (dados do Anuário Cidades Seguras/IBGE 2023). Nosso programa de governo prevê a conclusão da revitalização da Rua Independência, a instalação de câmeras de segurança, o policiamento comunitário, manter uma permanente atuação conjunta com o GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), o fortalecimento da Guarda Municipal e a instituição do projeto Mulheres da Paz, com o objetivo de criarmos uma cidade cada vez mais segura para a nossa população.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Nossa proposta é revitalizar todo o patrimônio histórico-cultural da cidade, na região central e nos bairros. Especificamente em relação à Casa do Imigrante, temos o compromisso com a revitalização deste patrimônio, porém, há dois anos o projeto foi selecionado pelo projeto Iconicidades, programa do governo do Estado. No dia 6 de novembro de 2023, entregamos ao Estado o Termo de Convênio, que até hoje não foi assinado. É este o entrave burocrático que emperra o início do restauro.

MOBILIDADE URBANA

Temos compromisso com a construção da quinta ponte. O projeto para esta obra já está cadastrado no PAC Seleções e aguarda seleção. O projeto envolve a quinta ponte, a abertura da Thomas Edson da RS-240 até a Unisinos, aproximadamente 20 Km de ciclofaixas, além do estudo de criação de uma linha de aeromóvel ligando a rótula do Rio Branco à Thomas Edson, na Vicentina. É importante lembrar que este projeto havia sido cadastrado e aprovado em 2012, no PAC Mobilidade Urbana Grandes Cidades. Porém, a gestão da Prefeitura no período 2013- 2016, com o prefeito Moa, não o executou. Em 2017, de volta à Prefeitura, Vanazzi tentou reativá-lo, mas, como depende de aporte financeiro do governo federal, somente com o Novo PAC foi possível reapresentá-lo.

SISTEMA DE PROTEÇÃO ANTICHEIAS

O prefeito Ary Vanazzi já elevou em meio metro os diques, aprovou os projetos e garantiu os recursos junto ao governo federal. Nós iremos modernizar todo o sistema de proteção das cheias: os diques e as Casas de Bombas, e elevar a altura dos diques de acordo com os novos parâmetros que forem apontados pelos estudos técnicos. Nós também vamos construir o dique no bairro Feitoria e duas Casas de Bombas, além de uma Casa de Bombas na região Nordeste. Entre as principais medidas de enfrentamento às mudanças climáticas, citamos o fortalecimento do Observatório de Mudanças Climáticas, bem como das políticas de neutralização das emissões de gases de efeito estufa já implementadas, como o IPTU Verde.

SAÚDE

Nossa proposta é transformar o Hospital Centenário em Hospital Escola, com objetivo de aumentar os recursos e termos mais estudantes do curso de Medicina atuando ao lado dos profissionais do Centenário no atendimento à população. Além disso, ampliaremos a mobilização para que o governo estadual aumente o financiamento para hospitais públicos e cumpra com o mínimo constitucional do investimento em saúde. Construiremos uma dinâmica permanente de realização de cirurgias eletivas visando zerar as filas de procedimentos de cirurgia geral e oncológicos para os quais o hospital é habilitado.

ECONOMIA

São Leopoldo, com as políticas desenvolvidas pelo governo do prefeito Vanazzi, saiu da 12.ª para a 7.ª economia do Estado. Nosso compromisso é continuar apostando na Câmara Temática da Indústria como fator de desenvolvimento, potencializando o comércio, os serviços, a indústria do turismo. Investiremos na qualificação de mão de obra, por meio de programas como o 3 Mil Talentos e os cursos ofertados pelo IFSul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense). Vamos estabelecer parcerias para a instalação de um novo Distrito Industrial da Zona Norte, visando a expansão das empresas daqui e atrair novas empresas. Continuaremos com a política de incentivo à ocupação de áreas públicas municipais aptas à realização de eventos, como os Festivais e Feiras da Economia Solidária.

HABITAÇÃO

Nosso programa de governo prevê a construção de 5 mil casas até 2028, priorizando as famílias que perderam ou tiveram suas casas gravemente afetadas pela enchente, aquelas que residem em áreas de alto risco e as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

Hoje, o município tem instituído o Gabinete de Rua, que efetua o trabalho de abordagem à população em situação de rua. Nós vamos ampliar a estrutura deste Gabinete e tratar desta população como uma questão social, procurando pelos seus vínculos familiares, buscando assim a reinserção em suas famílias, além de manter políticas que garantam o tratamento e o acolhimento dignos, com oportunidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho.

O candidato 

Nome Completo: Nelson Spolaor

Data de Nascimento: 18/10/1967

Estado Civil: Casado

Grau de Instrução: Superior Completo

Ocupação: Advogado

Naturalidade: Mata (RS)

Limite Legal de Gastos: R$ 2.326.915,24

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade