O Jornal VS segue com a série de entrevistas (por ordem alfabética) com os cinco candidatos a prefeito de São Leopoldo: Arthur Schmidt (MDB), Delegado Heliomar (PL), Hitler Pederssetti (Podemos), Manoel Bandeira Binoni (PSOL) e Nelson Spolaor (PT). Schmidt, Heliomar e Manoel já tiveram suas entrevistas publicadas dias 19, 23 e 24, respectivamente. O candidato Hitler não enviou suas respostas.
Antes do segundo debate entre os prefeituráveis leopoldenses, no dia 2 de outubro, às 20 horas, nos estúdios da rádio ABC 103.3 FM, com transmissão ao vivo no site abcmais.com e YouTube e redes sociais, vamos destacar nesta série alguns assuntos de interesse da população para que o eleitor possa ter elementos para a decisão do seu voto no dia 6 de outubro.
O quarto nome sabatinado é Nelson Spolaor (PT), que tem como vice Professor Nado (PDT). Eles concorrem pela coligação Reconstruir e Avançar São Leopoldo – composta por PDT / Federação Brasil da Esperança – FE BRASIL (PT/PC do B/PV), PSB, UNIÃO e PSD. As diretrizes do programa de governo estão todas detalhadas no site divulgacandcontas.tse.jus.br.
Nelson Spolaor tem 56 anos, é natural do interior da cidade de Mata (RS), casado com a professora Ederlei e pai dos advogados Sabrina e Kau. Ainda criança, aos 10 anos, saiu de casa em busca de estudo e oportunidades, chegando a São Leopoldo em 1989, onde cursou Direito na Unisinos. Trabalhou com os governadores Olívio Dutra e Tarso Genro e já foi prefeito de Sapiranga (RS).
LEIA TAMBÉM: Cidades da região devem ter queda no rateio do ICMS em 2025; veja as prévias
Advogado, formado em Gestão Pública, atuou no governo Ay Vanazzi como secretário-geral de Governo da Prefeitura de São Leopoldo, e coordenou o Comitê de Enfrentamento da Covid.
Seu vice é Ronaldo Teixeira da Silva, o Professor Nado, 60 anos. Ele é doutor em Ciências Sociais e mestre em Literatura. Vereador leopoldense por dois mandatos, Nado foi também ministro interino da Educação, além de secretário-executivo do Ministério da Justiça. Como diretor da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), defendeu projetos e soluções na tragédia das enchentes.
O que o candidato pensa sobre:
SEGURANÇA PÚBLICA
Diferentemente de 2014, quando São Leopoldo era a segunda cidade mais violenta do Estado, hoje somos a oitava cidade mais segura (dados do Anuário Cidades Seguras/IBGE 2023). Nosso programa de governo prevê a conclusão da revitalização da Rua Independência, a instalação de câmeras de segurança, o policiamento comunitário, manter uma permanente atuação conjunta com o GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), o fortalecimento da Guarda Municipal e a instituição do projeto Mulheres da Paz, com o objetivo de criarmos uma cidade cada vez mais segura para a nossa população.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Nossa proposta é revitalizar todo o patrimônio histórico-cultural da cidade, na região central e nos bairros. Especificamente em relação à Casa do Imigrante, temos o compromisso com a revitalização deste patrimônio, porém, há dois anos o projeto foi selecionado pelo projeto Iconicidades, programa do governo do Estado. No dia 6 de novembro de 2023, entregamos ao Estado o Termo de Convênio, que até hoje não foi assinado. É este o entrave burocrático que emperra o início do restauro.
MOBILIDADE URBANA
Temos compromisso com a construção da quinta ponte. O projeto para esta obra já está cadastrado no PAC Seleções e aguarda seleção. O projeto envolve a quinta ponte, a abertura da Thomas Edson da RS-240 até a Unisinos, aproximadamente 20 Km de ciclofaixas, além do estudo de criação de uma linha de aeromóvel ligando a rótula do Rio Branco à Thomas Edson, na Vicentina. É importante lembrar que este projeto havia sido cadastrado e aprovado em 2012, no PAC Mobilidade Urbana Grandes Cidades. Porém, a gestão da Prefeitura no período 2013- 2016, com o prefeito Moa, não o executou. Em 2017, de volta à Prefeitura, Vanazzi tentou reativá-lo, mas, como depende de aporte financeiro do governo federal, somente com o Novo PAC foi possível reapresentá-lo.
SISTEMA DE PROTEÇÃO ANTICHEIAS
O prefeito Ary Vanazzi já elevou em meio metro os diques, aprovou os projetos e garantiu os recursos junto ao governo federal. Nós iremos modernizar todo o sistema de proteção das cheias: os diques e as Casas de Bombas, e elevar a altura dos diques de acordo com os novos parâmetros que forem apontados pelos estudos técnicos. Nós também vamos construir o dique no bairro Feitoria e duas Casas de Bombas, além de uma Casa de Bombas na região Nordeste. Entre as principais medidas de enfrentamento às mudanças climáticas, citamos o fortalecimento do Observatório de Mudanças Climáticas, bem como das políticas de neutralização das emissões de gases de efeito estufa já implementadas, como o IPTU Verde.
SAÚDE
Nossa proposta é transformar o Hospital Centenário em Hospital Escola, com objetivo de aumentar os recursos e termos mais estudantes do curso de Medicina atuando ao lado dos profissionais do Centenário no atendimento à população. Além disso, ampliaremos a mobilização para que o governo estadual aumente o financiamento para hospitais públicos e cumpra com o mínimo constitucional do investimento em saúde. Construiremos uma dinâmica permanente de realização de cirurgias eletivas visando zerar as filas de procedimentos de cirurgia geral e oncológicos para os quais o hospital é habilitado.
ECONOMIA
São Leopoldo, com as políticas desenvolvidas pelo governo do prefeito Vanazzi, saiu da 12.ª para a 7.ª economia do Estado. Nosso compromisso é continuar apostando na Câmara Temática da Indústria como fator de desenvolvimento, potencializando o comércio, os serviços, a indústria do turismo. Investiremos na qualificação de mão de obra, por meio de programas como o 3 Mil Talentos e os cursos ofertados pelo IFSul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense). Vamos estabelecer parcerias para a instalação de um novo Distrito Industrial da Zona Norte, visando a expansão das empresas daqui e atrair novas empresas. Continuaremos com a política de incentivo à ocupação de áreas públicas municipais aptas à realização de eventos, como os Festivais e Feiras da Economia Solidária.
HABITAÇÃO
Nosso programa de governo prevê a construção de 5 mil casas até 2028, priorizando as famílias que perderam ou tiveram suas casas gravemente afetadas pela enchente, aquelas que residem em áreas de alto risco e as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.
MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA
Hoje, o município tem instituído o Gabinete de Rua, que efetua o trabalho de abordagem à população em situação de rua. Nós vamos ampliar a estrutura deste Gabinete e tratar desta população como uma questão social, procurando pelos seus vínculos familiares, buscando assim a reinserção em suas famílias, além de manter políticas que garantam o tratamento e o acolhimento dignos, com oportunidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho.
O candidato
Nome Completo: Nelson Spolaor
Data de Nascimento: 18/10/1967
LEIA TAMBÉM
Estado Civil: Casado
Grau de Instrução: Superior Completo
Ocupação: Advogado
Naturalidade: Mata (RS)
Limite Legal de Gastos: R$ 2.326.915,24
- Categorias
- Tags