RECONHECIMENTO NACIONAL
Três Coroas conquista nota máxima em ranking que avalia a qualidade da informação contábil e fiscal
Município do Vale do Paranhana conquistou o "Selo A" no ranking de qualidade elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional
Última atualização: 20/06/2024 17:55
Três Coroas conquistou o “Selo A” no ranking da qualidade das informações contábeis e fiscais, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional e divulgado nesta terça-feira (18).
O selo 2024 valida o grau de confiabilidade em todas as informações contábeis enviadas ao Tesouro em 2023, assegurando a nota máxima para os municípios que apresentam acertos acima de 95%. A cidade de 24 mil habitantes no Vale do Paranhana obteve 143 pontos, equivalentes a 96,6% do total, e agora ocupa o 156° lugar no Brasil.
Avaliação
O levantamento posiciona os entes federativos com base na qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). “Alcançar a posição 156º entre os 5.565 municípios brasileiros é um feito notável e reflete o trabalho árduo e a dedicação de todos os colaboradores envolvidos no processo”, avalia o prefeito Alcindo de Azevedo (PSDB).
Na prática, além de reconhecer a qualidade das contas públicas e a eficiência do equilíbrio fiscal, a conquista amplia as condições de acesso do município, com aval da União, na contratação de operações de crédito destinadas a novos investimentos.
Entre as estratégias que ajudaram o município a chegar ao topo do ranking do Tesouro Nacional, o secretário da Fazenda Fernando Becker cita a modernização do fisco, a ampliação do quadro de servidores, o combate à sonegação, a qualificação do gasto e a ênfase no investimento com foco nas prioridades das políticas públicas. “Temos trabalhado para melhorar o desempenho na parte contábil e fiscal, atuando principalmente na origem da informação, aproximando os setores da gestão municipal, o que agiliza o fornecimento das informações de cada pasta, como a exatidão das informações”, pondera.