PÓS-ELEIÇÕES

"Time do Pascoal vai seguir governando", diz Costella sobre seu primeiro mandato em Esteio

Sucessor do atual prefeito pretende dar continuidade aos projetos do partido no município

Publicado em: 10/10/2024 07:00

Eleito com 48,23% dos votos válidos em Esteio, Felipe Costella (PL) deixa claro que pretende dar continuidade às ações do atual prefeito Leonardo Pascoal, que saiu do Progressistas (PP) e ingressou no PL em novembro de 2023 (ano passado).

Um dos principais projetos aos quais Costella, que foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente antes de sair para concorrer, pretende continuar é o Esteio Resiliente, voltado à recuperação do município após as inundações que atingiram a cidade e o Estado em maio deste ano. "A gente tem um conjunto de 19 obras. Nelas, estão incluídos os desassoreamentos, levantamentos de talude, mudanças de drenagem, as válvulas e bacias de reservação...", descreve Costella. 

Costella afirma que dará continuidade ao Esteio Resiliente e às tratativas da construção do viaduto que liga a Avenida Celina Kroeff à BR-448 Foto: Cristiane Franco/Prefeitura de Esteio

Combate a inundações

"A 5ª obra, que já iniciou, é a bacia de reservação da Bento (na rua dos Lírios, via que liga as ruas Rio Grande e Bento Gonçalves), e no primeiro trecho dos projetos está o alargamento do Arroio Esteio na Rua Rio Grande, depois do trecho do mesmo arroio na Bento, depois o revestimento do arroio em concreto até a Theodomiro, então são quatro trechos de grandes obras que já estão em andamento", continua.

Ainda sobre a prevenção às cheias, Felipe Costella também menciona a construção da maior bacia de reservação da história do município. "Ela terá capacidade para mais de 60 milhões de litros de água, próxima da Rua Bento Gonçalves, um dos grandes pontos de acúmulo de águas na cidade de Esteio."

Viaduto Abandonado

Em entrevista ao Jornal VS, o futuro prefeito também é questionado sobre a construção do viaduto que liga a Avenida Celina Kroeff (próxima ao Parque Assis Brasil) à BR-448, que já teve duas licitações fracassadas em 2023. A obra deveria ser finalizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas já estava abandonada há dez anos por falta de recursos.

Por esse motivo, o prefeito Leonardo Pascoal solicitou, em dezembro 2022, uma verba de cerca de R$ 8 milhões ao governo do Estado para que o município pudesse assumir a retomada das obras -  que continuam sem avanço. "O governo continua realizando adequações ao projeto para que ele se torne mais atrativo às empresas e seja possível licitá-lo", informa Costella, completando que, em sua gestão, pretende dar continuidade a este tema.

Viaduto que ligaria as BRs 448 e 116 está inacabado Foto: Amanda Krohn/Especial

Transporte público

Desde setembro, os esteienses contam com uma nova empresa de transporte público e um novo sistema de bilhetagem eletrônica, que substitui o antigo Cartão Teu. O período de transição ainda causa estranhamento em alguns usuários, que preferiam o sistema antigo.

Para Costella, tudo é questão de adaptação. "A gente tem uma mudança de serviço, e toda mudança de serviço tem que ter readaptações. Não tem como operar outro serviço com a mesma sistemática do serviço antigo, e obviamente as pessoas têm que ir lá, têm que trocar o cartão, enfim", argumenta. "Mas o nosso transporte coletivo qualificou muito através do novo sistema, a gente vê que tem mudanças de linha e mudanças de horários, que nós aumentamos em mais de 50 horários. Então não reduziu. Pelo contrário: aumentou", prossegue.

Transição entre governos

"Nós já sentamos com o prefeito Pascoal e já estamos com uma reunião agendada com os vereadores eleitos e com os presidentes de partido", diz Felipe Costella sobre a transição entre gestões. "A gente vai tomar algumas decisões que são nossas, de governo, para começar a sentar com as secretarias e junto com o prefeito Pascoal para fazer essa transição", finaliza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasEsteioPolítica
Matérias Relacionadas