Abrindo o mês que marca os 200 anos do desembarque dos primeiros imigrantes alemães no Brasil, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo realiza, na segunda-feira, 1º de julho, uma sessão especial na Fundação Scheffel, em Hamburgo Velho. Um dos mais importantes instrumentos culturais da cidade. Será a primeira vez que uma sessão ordinária do Legislativo hamburguense ocorrerá fora do Palácio 5 de Abril.
Propositor do requerimento para realização da sessão, o presidente da Casa, vereador Gerson Peteffi (MDB), se entusiasma ao falar da fundação e do marco histórico que o evento representa na celebração do Bicentenário da Imigração Alemã no país. “A Fundação é o que configura o início da colonização alemã em Novo Hamburgo, a casa do maior artista plástico da cidade (Ernesto Frederico Scheffel), é a nossa história viva”, detalha.
A sessão solene terá início às 18 horas no auditório Adão Adolfo Schmitt da Fundação Scheffel (Av. General Daltro Filho, 911 – Hamburgo Velho).
Sessão solene
Além da atividade em Hamburgo Velho, a data também será celebrada pela Câmara em sessão solene agendada para o dia 18, desta vez no plenário da Casa. A homenagem, proposta pelos vereadores Felipe Kuhn Braun (PSDB), Gerson Peteffi (MDB) e Gustavo Finck (PP), foi aprovada pelos demais parlamentares ainda no mês de fevereiro.
LEIA TAMBÉM