O mais votado candidato a um cargo na Câmara de Vereadores, o vereador reeleito Eric Douglas “Fera” (União Brasil) garantiu 6.686 votos. Após ser encerrada a apuração, houve celebração neste domingo por conta do sucesso da campanha.
Passada a comemoração, na manhã desta segunda-feira (7), Eric pulou cedo da cama. Isso porque, ele afirma, há muitos a quem agradecer muito trabalho a ser feito até o final deste mandato.
Aos 41 anos, o vereador é morador do bairro Mathias Velho. Embora o parlamentar tenha sido eleito antes em 2016 e 2020 pelo partido PTB, acrescentou popularidade, graças ao protagonismo durante o período das cheias.
“Perdi as coisas em casa e só consegui salvar o meu gato”, lembra. “Trabalhei muito para ajudar a população durante o período mais crítico das enchentes e acredito que a votação seja reflexo também deste esforço”.
O vereador lembra o período inicial quando os diques romperam e metade de Canoas acabou inundada. Ela que inicialmente preferiu o anonimato ao auxiliar as vítimas atingidas pela tragédia.
“Um dia um bombeiro de Minas Gerais perguntou se eu conhecia um vereador que estava na água desde o primeiro dia. Respondi que era eu e não acreditou, porque não me identifiquei”, relata. “Não era intenção fazer política”.
Não demorou muito para que as redes sociais passassem a atuar como aliadas do trabalho. O vereador defende que a informação, diante das fake news, acabaram auxiliando a população atingida.
“Eu sempre trabalhei, mas agora usei as redes sociais para mostrar”, diz. “Na época, assim como hoje, há muitas fake news. Então sempre que dá uma chuva e começam a circular os áudios que é para evacuar o Mathias Velho, faço questão de ir correndo lá para os diques e mostrar a realidade. Acho que é um diferencial”, avalia.
Voz do povo
Ao observar que o vereador deve ser o “para-choque” da comunidade, ele lembra ser função do parlamentar a cobrança constante e o desenvolvimento de projetos que causem impacto positivo na população.
“Fui o vereador que mais projetos aprovados teve e continuo destacando ser necessário ir ao encontro do que a população precisa e cobrar aquilo que deve ser feito”, ressalta. “A população atingida continua precisando de ajuda”.
Majoritária
Sobre o embate para o cargo majoritário à Prefeitura de Canoas, Eric foi contido ao comentar que a população permanece dividida, em sua opinião, devido em grande parte ao que aconteceu durante os meses de maio e junho.
“Confesso que não acompanhei a votação para prefeito e fiquei sabendo somente mais depois de comemorar a minha campanha”, conta. “Acho que o resultado é reflexo do que aconteceu e o canoense está dividido”.
LEIA TAMBÉM