A Central Grupo Sinos de Eleições recebeu na manhã desta quarta-feira (16) o candidato à Prefeitura de Canoas Jairo Jorge (PSD). O prefeiturável foi entrevistado pelo gerente de jornalismo da Rádio ABC, João Paulo Gusmão. O encontro no formato de debate ficou inviabilizado devido à desistência do candidato Airton Souza (PL), que optou em não participar.
Durante a entrevista, com duração de 30 minutos, foram realizadas perguntas de tema livre elaboradas pela produção do debate. Assuntos que regem a administração pública em diferentes áreas foram abordados: reconstrução da cidade (pós-enchente), saúde, educação, economia, geração de empregos e segurança pública.
No início da conversa, Jairo foi questionado sobre os planos e propostas para a continuidade da reconstrução de Canoas. O candidato afirmou que dará sequência nas obras de proteção da cidade.
“Meu compromisso é com a continuidade das obras que já iniciaram, como o conserto definitivo do dique Rio Branco, o conserto e elevação do dique Mathias Velho, a construção do dique Mato Grande, o muro da Cassol, que terá 120 metros [de extensão] e sete metros de altura. Também daremos sequência às obras nas subestações e faremos a modernização das casas de bombas. Teremos um cinturão do futuro, totalizando 40 km de diques. Precisamos ser rápidos. As pessoas estão com medo e não querem voltar para [os bairros atingidos pela enchente] Mathias Velho, Harmonia, Rio Branco e Fátima.”
Questionado sobre as prioridades na área da saúde, o candidato destacou a implantação de alguns programas.
“Faremos o Fila Zero, um mutirão para realizar consultas e exames. Também vamos implantar o Canoas Mais Saúde, um sistema via WhatsApp, ou seja, não precisará mais ligar [para agendar consulta]. Vamos retomar o Saúde em Casa, que levará medicamentos aos idosos e acamados. Criaremos o projeto Esperança, que terá psicólogos e psiquiatras em todas as Unidades de Saúde. E também farei o Canoas Mais Azul, um programa que terá multiprofissionais. “
Na educação, Jairo falou sobre a necessidade de criar 4 mil vagas na educação infantil.
“Vamos reforçar e ampliar a parceria com instituições privadas e também ampliar na rede municipal para zerar a fila. Retomarei o Mais Educação, com oficinas de música, dança, esporte e reforço escolar. Temos 11 mil computadores [chromebooks] e compraremos mais dois mil. Todos os alunos terão computador para uso diário em sala de aula [por turno]. Criaremos o Poupança do Futuro, vamos depositar R$ 1 mil [por ano] para a criança [aluno] que tiver 95% de frequência e aprovação. Ao final, no nono ano [escolar], a família poderá sacar o recurso com a variação da poupança.”
Sobre a economia e a geração de emprego, o prefeiturável reiterou que planeja atrair novos empreendimentos.
“É fundamental. Faremos uma parceria para que o Parque Canoas de Inovação receba 50 novas empresas, que vão trazer pujança para a cidade. Vamos retomar o Canoas Juro Zero, que foi um projeto muito positivo. Serão 10 mil empresas [contempladas]. Implantaremos o Sine Municipal para ajudar as pessoas que estão procurando emprego, com cursos técnicos e de apoio aos trabalhadores e para que jovens possam se inserir no mercado de trabalho. Precisamos crescer.
Na segurança pública, o candidato afirmou que ampliará o número de câmeras de segurança e de guardas municipais.
“Vamos aumentar de 120 para 200 câmeras e também ampliar de 120 para 200 guardas. Também vamos manter e ampliar o Escola Protegida, com um agente em todas as escolas. Retomaremos o detector de tiros na cidade.”
Confira a entrevista na íntegra aqui.
LEIA TAMBÉM