NOVO HAMBURGO

Secretária de Desenvolvimento Econômico ficará total de 70 dias afastada do cargo; entenda

Paraskevi Bessa-Rodrigues tirou 40 dias de férias e emendou mais 30 de licença não remunerada

Publicado em: 22/01/2024 22:40
Última atualização: 22/01/2024 22:40

Vai chegar a 70 dias o período de afastamento da secretária Paraskevi Bessa-Rodrigues do comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo. Além de 40 dias de férias, ela pediu 30 dias de licença sem remuneração para compromissos no exterior. Publicado no Diário Oficial do Município, o afastamento vem sendo alvo de críticas nos bastidores.


Paraskevi Bessa-Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo Foto: Arquivo/GES

No início de dezembro de 2023, a secretária tirou 40 dias de férias e embarcou para Dubai, nos Emirados Árabes. Convidada para trabalhar em um projeto que vai construir uma cidade no mar, Paraskevi deveria reassumir na primeira quinzena deste mês. Entretanto, um novo pedido de afastamento foi solicitado: desta vez de 30 dias (até 30 de janeiro) e sem remuneração. A licença foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 10.

Questionada, a Prefeitura confirmou que a secretária “gozou os 40 dias de férias acumuladas a que tinha direito e que não havia gozado antes justamente porque a pasta exige muito dela. Posteriormente, solicitou 30 dias de afastamento sem remuneração”.

Na mesma nota a Prefeitura informa que “a secretária tem sido de grande valia para o desenvolvimento de Novo Hamburgo” e diz que “a diretora de Empreendedorismo, Ana Rita Schenkel, assumiu as atribuições sem prejuízo ao trabalho”.

A Prefeitura foi questionada sobre a possibilidade de a secretária Paraskevi Bessa-Rodrigues não reassumir o cargo na virada do mês, quando termina a licença não remunerada de 30 dias. Respondeu que "a secretária Paraskevi é importantíssima para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e tem atuação muito forte no trabalho feito em Novo Hamburgo".

A nota citou em dois momentos que a secretária "tem extenso currículo na área e acumula mais de 20 anos de experiência internacional. É doutora pela Universidade de Bradford, na Inglaterra, e membro do City Innovators Forum da Universidade de Harvard, do Conselho Consultivo em City Possible, alimentado pela Mastercard, e também do CityLab da Bloomberg".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas