ELEIÇÕES

Saúde foi um dos temas mais falados durante o debate dos candidatos à Prefeitura de Esteio

Sistema de proteção contra enchentes também ganhou destaque; veja o que disseram os prefeituráveis no encontro promovido pelo Grupo Sinos

Publicado em: 03/09/2024 17:31
Última atualização: 03/09/2024 17:47

Dentro da série de debates a prefeituras da região promovida pela Central Grupo Sinos de Eleições, os quatro candidatos ao Executivo de Esteio participaram de encontro no estúdio da Rádio ABC 103.3 FM, nesta terça-feira (3). Os prefeituráveis Felipe Costella (PL), Gilmar Rinaldi (PT), Sandro Severo (PSB) e Vanderlan Vasconselos (Novo) estiveram no espaço e apresentaram suas propostas para diversos temas.

LEIA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2024

Candidatos à Prefeitura de Esteio Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial

Dividido em três blocos, além de considerações finais, o debate foi mediado pela jornalista e comunicadora, Jeania Romani, e teve a participação também do jornalista, advogado e promotor de Justiça aposentado, Cláudio Brito, que avaliou os pedidos de resposta solicitados. O encontro, que teve cerca de 1h40 de duração, foi transmitido ao vivo pelo site abcmais.com, YouTube e redes sociais do Grupo Sinos.

O posicionamento dos participantes no estúdio da Rádio ABC foi definido em reunião preparatória com seus assessores.

Veja na íntegra como foi o debate entre os candidatos à Prefeitura de Esteio

Saúde foi um dos assuntos mais falados

Tanto nas rodadas de perguntas e respostas com tema livre, como no bloco que propunha um tema para a pergunta que deveria ser feita, a saúde foi um dos assuntos especialmente abordados pelos candidatos, com o Hospital São Camilo norteando os assuntos.

Nova emergência
Felipe disse que o atual governo fez investimentos no Hospital São Camilo, recuperando estruturas, qualificando e ampliando serviços, e que seu projeto pretende avançar mais. “Sabemos das dificuldades que temos pela frente. Por isso, a gente garante, em nosso programa de governo, uma nova emergência para o Hospital São Camilo, onde vamos conseguir separar os públicos: aquele público de urgência e emergência e o público que procura o hospital com outras enfermidades”.

Tecnologia e prevenção
Gilmar destacou que pretende estender horários de atendimento e utilizar o programa Mais Médicos para trazer mais profissionais à cidade. “Temos que trabalhar a melhoria da gestão da tecnologia, usar ferramentas como o WhatsApp para agendar consultas; voltar o agente comunitário a agendar as consultas de idosos e pessoas com deficiência”, colocou, citando ainda investimento em prevenção da saúde. “Descentralizar e fazer prevenção em todas as comunidades”.

UPA e especialidades
Sandro pontuou que pretende retomar o oferecimento de especialidades médicas no hospital e estender o horário de atendimento em postos de saúde. “No nosso plano de governo, temos a implementação de uma UPA, com o intuito de desafogar, contribuir para melhorar o atendimento de emergência e não sobrecarregar mais os nossos servidores do hospital; uma UBS estendida, no horário das 6h até as 23h; e também de retomar as especialidades do hospital”.

Recursos humanos
Vanderlan ponderou que é necessário investir em recursos humanos, a fim de contratar mais funcionários para a área da saúde e voltar a trazer convênios para o hospital. “Nós vamos fazer auditoria ampla na prefeitura, vamos ver o tamanho do endividamento que está na prefeitura e priorizar o atendimento da saúde na cidade. Os postos de saúde hoje vão ter que funcionar a pleno, antes de imaginarmos trazer novas edificações”.

AGENDE-SE! ELEIÇÕES: Grupo Sinos terá 22 debates de candidatos a prefeituras da região

Prevenção às cheias também em pauta

O tema da prevenção às cheias também esteve em pauta durante o debate dos prefeituráveis ao Executivo de Esteio.

Felipe ressaltou que a gestão atual investiu em obras de macro e microdrenagem e que, nos últimos dias, foram homologadas as primeiras quatro obras do programa Esteio Resiliente – a ampliação das galerias das ruas Rio Grande e Bento Gonçalves, além do alargamento das galerias no trecho entre elas e o revestimento do arroio. “São 19 obras que precisamos fazer e está no nosso programa de governo, é compromisso nosso realizar todas essas obras do Esteio Resiliente”.

Gilmar ponderou que é já foram liberados recursos para as casas de bombas na Bacia do Sinos e que é preciso investir nas bacias de contenção e buscar recursos a fundo perdido, a fim de evitar endividamento do município. “Também precisamos retomar a obra do dique da bacia do Arroio Sapucaia, junto ao Pasqualini, fazer as bacias de contenção”, disse. “Se nós ganharmos, vamos buscar recurso no governo federal, a fundo perdido, para enfrentar o problema das enchentes”.

Sandro afirmou que a questão será prioridade em sua gestão e que, se eleito, vai propor a criação de uma Secretaria de Combate a Enchentes, que vai gerir as intervenções, como casas de bombas e diques auxiliares, além de manter programas atuais. “O meu vice-prefeito, Marcelo Kohlrausch, será o secretário dessa pasta inédita, que vai ter o orçamento necessário tanto do município, quanto de articulação nossa com os governos estadual e federal”, enfatizou.

Vanderlan lembrou que foi presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale dos Sinos (Consinos), que abrange 14 municípios. A retomada do Consinos é uma das intenções do candidato, para ajudar nas ações de prevenção e combate às enchentes. “Vamos retomar o Consinos para desassorear e dragar o nosso rio e dar condições de vida para a toda nossa população”.

Veja a avaliação dos candidatos após o debate:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasEsteioPolítica
Matérias Relacionadas