Tem início nesta quarta-feira (1º) o primeiro mandato de Gustavo Finck (PP) como prefeito de Novo Hamburgo. Eleito com 53,32% dos votos válidos nas eleições 2024, Finck, o vice, Gerson Haas (PL), e os 14 vereadores escolhidos no pleito tomam posse a partir das 16 horas no Plenário Luiz Oswaldo Bender, na Câmara Municipal.
A cerimônia será presidida pelo vereador mais votado, Cristiano Coller (PP), que foi a escolha de 3.677 eleitores.
Os eleitos deverão apresentar seus diplomas à Secretaria Administrativa da Câmara, antes da reunião. Os documentos foram entregues a eles em cerimônia da Justiça Eleitoral, em 19 de dezembro. Na sequência, serão empossados.
Discursos e solenidade de posse
Durante a cerimônia, representantes de cada bancada terão o direito de fazer uso da palavra por até dez minutos, assim como o prefeito eleito, o presidente da Câmara e um representante das autoridades presentes.
Definição da nova Mesa Diretora e das comissões
Após a solenidade de posse, uma reunião especial será realizada para definição da mesa diretora da Câmara, que é composta pelo presidente, vice-presidente e secretários.
LEIA TAMBÉM: Valdir Ludwig é empossado como prefeito de Ivoti; mesa diretora da Câmara de Vereadores é definida
Também será definida a composição das oito comissões permanentes da Câmara, do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e da Comissão Representativa. O último colegiado, composto por cinco membros efetivos e quatro suplentes, atuará durante o recesso parlamentar, que se estende até 31 de janeiro.
Durante a sessão também serão indicados os líderes de cada bancada.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags