A partir de 1º de janeiro de 2025, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo terá uma nova formação política de partidos e bancadas. Dos 14 vereadores eleitos, nove são novos, um índice de renovação na casa de 64,29%.
No balanço, Progressistas (PP), Podemos (PODE) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) elegeram o maior número de representantes: três cada. Em seguida, com mais cadeiras na Casa, aparece o PT com duas: Enio Brizola e Luciana Martins. PL, PSDB e Republicanos completam a lista com um parlamentar cada.
Estrutura das bancadas
As bancadas do PP e do MDB mantiveram as três cadeiras da atual legislatura, mas com renovação de 66% dos nomes. Os progressistas que atualmente contam com Cristiano Coller, Inspetor Luz e Gustavo Finck em suas fileiras na próxima legislatura terá apenas Coller como remanescente na Câmara.
Luz não conseguiu a reeleição e Finck, prefeito eleito no último pleito, assumirá o Executivo municipal. Em contrapartida, a legenda ganhará o reforço de Giovani Caju e Deza Guerreiro.
Na ala emedebista (Darlan Oliveira, Gerson Peteffi e Ricardo Ritter, o Ica), apenas Ica renovou o mandato por mais quatro anos. Daia Hanich e Nor Boeno completarão a bancada a partir do próximo ano.
Já o Podemos ganhou uma cadeira e passa de dois vereadores (Ito Luciano e Vladi Lourenço) para três em 2025: Eliton Avila e Irmão Enfermeiro Vilmar se somam a Ito Luciano. Vladi Lourenço não se reelegeu.
Na comparação do resultado de 2020 com o de 2024, o PSDB foi o que sofreu o maior revés. O número de vereadores da sigla reduziu 66.66%, pulou de três para um parlamentar.
CLIQUE PARA LER: Saúde e finanças estão entre as preocupações do futuro governo
Renovação do Legislativo
Entre os nove novatos há duas características em comum em três delas: nunca haviam concorrido antes a cargos eletivos e são mulheres: Luciana Martins (PT), primeira docente da Rede Municipal de Ensino a conquistar uma cadeira no Legislativo; Deza Guerreiro (PP), corretora de imóveis que tem como pauta a defesa dos animais; e Daia Hanich (MDB), inspetora da Polícia Civil e filha do ex-vereador Serjão Hanich (MDB).
Em contrapartida, nomes conhecidos na Câmara não foram reeleitos, como o atual presidente do Legislativo, Gerson Peteffi (MDB), que exerce seu oitavo mandato, Inspetor Luz (PP) e Fernando Lourenço, o Fernandinho (Solidariedade), ficaram de fora.
Outros como Cristiano Coller (PP) – foi o mais votado entre os eleitos com 4.038 votos -, Felipe Kuhn Braun (PSDB), Ito Luciano (Podemos), Ica Ricardo Ritter (MDB) e Enio Brizola (PT) continuarão no cargo.
FIQUE POR DENTRO: Conheça o perfil dos 14 vereadores eleitos
Como é atual composição das bancadas:
MDB – (3)
PP – (3)
PSDB – (3)
Podemos – (2)
PT – (1)
Republicanos – (1)
Solidariedade – (1)
Como será a composição das bancadas a partir de 2025:
Progressistas (3)
Podemos (3)
MDB (3)
PT (2)
PL (1)
PSDB (1)
Republicanos (1)
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP
LEIA TAMBÉM