GESTÃO 2025-2028
Reforma administrativa de Finck começa a andar; conheça o plano do prefeito eleito para a gestão de Novo Hamburgo
Gustavo Finck (PP) fala sobre o que muda e o que permanece na gestão
Última atualização: 09/12/2024 07:56
O prefeito eleito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), afirmou que uma das metas para sua gestão a partir de 2025 é diminuir os custos da máquina pública para intensificar investimentos em áreas prioritárias.
Para implementar essa estratégia, o político afirmou que um dos primeiros atos será enviar, ainda nesta semana, à Câmara de Vereadores uma reforma administrativa, que incluirá a reestruturação de algumas pastas, criação de duas novas secretarias e a redução de cargos comissionados, com a expectativa de que as mudanças aconteçam logo no início de 2025.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
"Nós trabalhamos com a ideia de 20% de contingenciamento, no mínimo, do custeio da máquina. Em relação aos cargos comissionados, nós vamos fazer uma grande avaliação porque, no nosso entendimento, é possível fazer uma diminuição sem comprometer o serviço público", explicou o prefeito eleito durante entrevista na última sexta-feira (6), quando esteve na sede do Grupo Sinos.
Entre as novidades, destacam-se a Subprefeitura de Lomba Grande, uma medida prometida durante a campanha eleitoral, e a Secretaria de Governança, Gestão e Desburocratização, que também figura entre as propostas eleitorais.
Finck argumentou que a reforma visa modernizar a estrutura administrativa do município, aumentando a eficiência dos serviços públicos e tornando o governo mais ágil. "É essencial que a máquina pública seja mais enxuta, para que possamos direcionar mais recursos para áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura", declarou o prefeito eleito.
LEIA TAMBÉM: Pai descreve piloto de Novo Hamburgo que morreu em queda de avião e desabafa: "Perdi um parceiro"
Realocação
Além disso, outra mudança prevista é a transferência da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da pasta de Habitação para a Secretaria de Meio Ambiente. A alteração, conforme o futuro gestor, pretende agilizar os processos burocráticos relacionados ao planejamento urbano e ao meio ambiente, criando uma estrutura mais integrada para tratar de questões ambientais e urbanísticas de forma mais eficiente. "Essa realocação vai permitir que os processos sejam mais rápidos e eficientes, beneficiando diretamente a população", afirmou.
Para garantir o entendimento e apoio da Câmara Municipal, o prefeito eleito afirmou que se encontrará com os vereadores para detalhar cada proposta e explicar como a reforma administrativa contribuirá para a eficiência da gestão pública.
"Pretendo me reunir com os vereadores para que possamos discutir de forma clara cada uma das medidas e mostrar como a estrutura que estamos planejando trará mais eficiência e agilidade para a administração pública."
Quatro nomes confirmados para o secretariado
Anúncios de novos integrantes do primeiro escalão devem ser feitos no final desta semana, em coletiva de imprensa. Até o momento, quatro nomes foram confirmados. O mais recente foi o da ex-conselheira tutelar Gislaine Pires, que irá assumir o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).
Além de Gislaine, já estavam confirmados os seguintes nomes: o advogado Vanir de Mattos para comandar a Procuradoria-Geral do Município; a também advogada Andrea Schneider Pascoal, que assumirá a Secretaria de Governança, Gestão e Desburocratização; e o empresário Paulo Kopschina, indicado para a Direção-geral da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo.
O prefeito eleito ainda não anunciou os nomes que ocuparão as pastas da Saúde e da Educação, áreas consideradas essenciais para a gestão. Até sexta, Finck não havia fechado as nomeações para esses setores, mas garantiu que serão escolhidos com base em critérios técnicos, priorizando experiência e capacidade de gestão. "São pastas que demandam conhecimento técnico e de gestão. Por isso, ainda não defini os nomes."
Cultura e Esporte permanecem independentes
Outro ponto destacado por Finck foi a manutenção das pastas da Cultura e do Esporte, contrariando a previsão inicial de que essas secretarias seriam integradas à Secretaria de Educação. A decisão foi tomada após uma viagem ao Japão e à China, onde o prefeito teve a oportunidade de discutir o assunto com o governador Eduardo Leite (PSDB).
De acordo com Finck, a decisão de manter as áreas independentes foi respaldada pela importância da autonomia de cada uma delas. "Acredito que tanto a Cultura quanto o Esporte desempenham papéis fundamentais em nossa sociedade. Por isso, optamos por mantê-las separadas da Educação, evitando que as secretarias percam sua autonomia", afirmou o político, ressaltando que as decisões visam fortalecer as políticas públicas locais.
Vice terá papel central de articulador
O futuro prefeito de Novo Hamburgo destacou ainda que uma das premissas de sua administração a partir de 1.º de janeiro de 2025 será a descentralização da gestão. Segundo ele, não irá "administrar sozinho", e sua equipe terá participação ativa na gestão eficiente da cidade.
Uma das figuras-chave dessa estrutura será o vice-prefeito eleito, Gerson Haas (PL), que terá papel fundamental em diversas áreas da administração.
"O Gerson terá carta branca na Administração, quero que esteja ao meu lado em todas as etapas, seja atuante, principalmente no relacionamento com as empresas e indústrias, setor que ele conhece muito bem", pontuou.
Haas, que tem uma forte ligação com o setor empresarial e de indústria, será responsável por estreitar o relacionamento entre o governo e a iniciativa privada, buscando novos investimentos e articulando o setor para seu pleno desenvolvimento.
Além disso, Andrea Schneider Pascoal, advogada e futura titular da Secretaria de Governança, Gestão e Desburocratização, também desempenhará um papel igualmente estratégico na gestão municipal. "Eles serão meu 'braço direito', o prefeito não consegue estar em todos os lugares e atender todas as demandas, mas com time bem alinhado, com pessoas capacitadas, acredito que poderemos devolver ao hamburguense o brilho no olho, a esperança em um futuro melhor", finaliza.