NOVO HAMBURGO

"Queremos uma transição efetiva", diz coordenador da equipe de transição de Finck

Advogado disse que prioridade é tomar conhecimento das condições orçamentárias do Município

Publicado em: 25/10/2024 14:28
Última atualização: 25/10/2024 14:29

A equipe de transição de governo do prefeito eleito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), discutiu nesta semana com o grupo indicado pela prefeita Fatima Daudt (MDB)quais serão os temas prioritários na primeira etapa do processo de mudança de gestão.

Fatima e Finck fazem primeira reunião de transição do governo Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

“Tá tudo funcionando muito bem, as partes são muito respeitosas, a gente reconhece que houve um esforço muito grande por parte dos técnicos e da doutora Fernanda Luft [atual procuradora do Município]”, afirmou o coordenador da equipe de transição do novo governo, o advogado Vanir de Mattos, em entrevista ao programa Ponto e Contraponto, da Rádio ABC 103.3 FM, comandado por Anderson Dilkin, na quinta-feira (24).

À reportagem, o futuro prefeito informou que as pautas econômicas terão prioridade nesta fase, que pretende fazer um diagnóstico preciso da máquina pública. "Apresentamos oito ofícios pedindo informações, um apanhado geral de algumas áreas que incluíam a Fundação de Saúde, a Comur, a Comusa e a Fenac", explicou Finck.

ACOMPANHE: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Nos ofícios encaminhados à equipe de transição da atual administração municipal, o futuro gestor antecipa que os relatórios que deverão ser apresentados incluem: a situação financeira do Município, os bens e patrimônios - que devem trazer relação atualizada dos bens patrimoniais -, relatório atualizado da estrutura funcional, contendo demonstrativo do quadro de servidores, entre outros. “É um apanhado geral para podermos nos inteirar sobre o funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a Administração”, observa.

ELEIÇÕES: Veja as cidades que terão segundo turno e quem está na disputa

A estimativa é que parte dos documentos seja encaminhada até o início da próxima semana, conforme projeção do coordenador da equipe de transição do novo governo. “Nossa equipe está muito interessada em fazer uma transição eficiente e segura. Nós não queremos ter uma transição só no papel, com entrega de documentos", disse. "Queremos uma transição efetiva”, afirmou Vanir.

A estimativa, de acordo com o advogado, é programar uma segunda reunião na próxima semana para “comentar as primeiras informações e documentos recebidos”.

Ainda conforme Vanir, assim como Finck já havia adiantado, as prioridades iniciais dos trabalhos são tomar conhecimento da real situação financeira da cidade. “Quando falo que temos noção [da situação financeira], é porque a gente vê que a cidade estava muito comprometida em relação às finanças. Agora, saber exatamente o volume e aquilo que não era público, são coisas que a gente esta investigando”, observou.

“Essa parte da transição é justamente para fazer as conferências, não só aquilo que a gente enxerga pelo acesso externo, mas aquilo que a gente possa detectar diretamente do gestor e do responsável pela pasta”, completa.

Na programação da equipe de transição do novo governo, ainda estão previstas visitas institucionais na chamada “administração indireta”: Fenac, Comusa, Comur e Fundação de Saúde. “Faz parte de uma transição conhecer o que o agente político que está à frente fez e aquilo que pretendia fazer. É uma visita de cortesia, de conhecimento, de troca de informações e faz parte do plano de transição também”, explica Mattos.

As visitas, adianta o coordenador, serão previamente informadas à procuradora do Município, Fernanda Luft para, segundo ele, “não preterir a participação, de quem quer que seja, da Comissão por parte do Município de Novo Hamburgo”.

“Quando conseguirmos fazer as agendas, vamos comunicar à doutora Fernanda para haver sempre esse compartilhamento de informações e ninguém se sinta preterido do processo”, conclui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas