ÂNIMOS ACIRRADOS
PT e PDT de São Leopoldo trocam farpas por meio de notas nas redes sociais
Perfis oficiais dos partidos no município publicaram textos de posicionamento contra o outro; os dois têm o maior número de cadeiras na Câmara de vereadores leopoldense e concorreram juntos à majoritária nas eleições de outubro
Última atualização: 15/01/2025 18:04
Os perfis oficiais dos diretórios leopoldenses do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas redes sociais, emitiram notas trocando farpas entre si, nesta terça e quarta-feira (14 e 15).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO
Os partidos são os que tem mais números de vereadores eleitos para a câmara leopoldense na gestão 2025-2028: são 5 cadeiras do PDT, e 4 do PT.
Nas eleições municipais de outubro passado, PT e PDT formaram uma chapa para concorrer à majoritária, contando com o petista Nelson Spolaor como candidato a prefeito, e o pedetista Nado Teixeira, como candidato a vice.
Mudança de posição representa um retrocesso
A primeira publicação ocorreu no fim da tarde da terça-feira (14), pelo PT, após reunião da militância do partido leopoldense, realizada na segunda-feira (13). Com o título “Resolução política sobre a conjuntura municipal, aprovada no diretório municipal do PT realizado em 13/01/2025”, o partido reafirma o compromisso de exercer oposição “firme e responsável ao governo do delegado Heliomar Franco (...), cuja administração tem demonstrado falta de um projeto real de desenvolvimento para nossa cidade”.
A nota oficial segue afirmando que o atual governo limita-se a práticas administrativas de caráter meramente zelador, sem enfrentar os reais desafios da cidade.
Em seguida, o texto menciona o PDT: “Lamentamos profundamente a decisão dos vereadores do PDT, que optaram por integrar uma administração cuja prática e ideologia se distanciam do legado trabalhista de Leonel Brizola. Ressaltamos que, até poucos dias, o PDT fazia parte do governo liderado pelo prefeito Ary Vanazzi e pelo vice Ary Moura, atuou em áreas estratégicas do nosso programa de governo garantindo muitas conquistas para a população. Essa mudança de posição representa um retrocesso, especialmente em um momento em que São Leopoldo precisa de unidade e compromisso com um projeto democrático e popular”.
O Diretório Municipal do PT em São Leopoldo tem como presidente Ana Affonso.
LEIA TAMBÉM: Prefeito Heliomar divulga que cidade tem meio bilhão em dívidas; antiga gestão contesta
Pretensões equivocadas e de mal tom
Nesta quarta-feira (15), a executiva do PDT São Leopoldo também emitiu nota oficial, em resposta ao texto publicado pelo Diretório do PT.
“A Executiva do PDT de São Leopoldo esclarece: a decisão de ingressar ou não no atual governo compete exclusivamente aos membros e filiados do PDT, assim como as respostas e esclarecimentos serão dadas para a população e não para o PT. A pretensão do PT em acreditar que pode decidir os rumos do PDT ou se manifestar sobre as decisões de futuro do nosso partido estão equivocadas e são de mal tom, o que não cabe na boa política, especialmente para o PDT, que vem buscando o melhor por São Leopoldo”, inicia o texto.
“Apenas em mundo que só existe dentro da sede do PT, esse partido acha que tem o direito de opinar no futuro do PDT ou nos rumos que o PDT decide tomar, e, principalmente, sobre o futuro que o PDT busca para a nossa querida São Leopoldo”, complementa.
Na nota, o PDT também reafirma o “compromisso histórico com a defesa dos interesses do povo de São Leopoldo, independentemente de governos ou partidos. Nossa atuação será pautada pela fiscalização, transparência e participação popular, garantindo que as políticas públicas sejam orientadas para o bem-estar da população”.
O PDT de São Leopoldo tem como presidente o vereador Fabiano Haubert.