POLÍTICA
Psol decide não apoiar candidatos à Prefeitura de Canoas no segundo turno
No entanto, a legenda recomenda que eleitores optem em votar na chapa de Jairo Jorge (PSD) ou se abstenham
Última atualização: 09/10/2024 15:22
O Psol decidiu não apoiar nenhuma das chapas que concorrem à Prefeitura de Canoas no segundo turno. Em comunicado oficial, a legenda alega que “ambas representam a velha política que já governa a cidade e não defendem os interesses da classe trabalhadora de Canoas.” Contudo, o partido destaca que "conclamamos nossa militância, nossos eleitores e todo o povo canoense a não dar nenhum voto a Airton Souza (PL), deixando-os livres para optar entre votar em seu adversário [Jairo Jorge - PSD] ou se abster."
Segundo a nota emitida pelo Psol, a sigla afirma que "reconhecemos que o candidato Airton Souza (PL) representa a extrema-direita e o populismo bolsonarista. Sua eventual vitória fortaleceria, de maneira objetiva, esse bloco político nefasto, que encarna o atraso humano da sociedade, promovendo diversos tipos de preconceito e intolerância, em âmbito nacional, estadual e municipal", diz.
No primeiro turno, a chapa Rodrigo Cebola (Psol) e Professora Dani Kroeff (Psol) ficou em sexto lugar, com 4,67% (6.824) dos votos válidos. Já na Câmara de Vereadores, a sigla não ocupará nenhuma, das 21 cadeiras.
Confira na íntegra a nota do Psol
"O PSOL Canoas vem a público, após o Primeiro Turno das Eleições Municipais, expressar seus agradecimentos pelos 6.824 votos recebidos, o que representa nossa maior votação na história da cidade de Canoas. No contexto estadual, Canoas foi também a cidade onde uma chapa majoritária do PSOL obteve o maior número de votos. Parabenizamos o nosso candidato a prefeito, Rodrigo Cebola, nossa candidata a vice-prefeita, Professora Dani, bem como nossos candidatos a vereadores e vereadoras em Canoas, que dignamente representaram o nosso partido nestas Eleições de 2024.
Consideramos o resultado eleitoral positivo, pois permitiu apresentar o PSOL como uma alternativa de esquerda em Canoas. Agora, seguimos com a missão de ampliar nosso número de filiados na cidade e fortalecer o partido. Convidamos, portanto, todos aqueles que votaram em Rodrigo Cebola e Dani 50, assim como nos vereadores do PSOL, a se filiarem e se organizarem no partido, para que juntos possamos continuar lutando pelas demandas do povo canoense. O PSOL é um partido que não atua apenas nas eleições, mas também nos movimentos sociais, nos bairros, nos locais de trabalho e de estudo, ajudando o povo a se organizar e a exigir seus direitos.
Com relação ao segundo turno na cidade, o PSOL decidiu não apoiar nenhuma das candidaturas postas, uma vez que entendemos que ambas representam a velha política que já governa a cidade e não defendem os interesses da classe trabalhadora de Canoas. No entanto, reconhecemos que o candidato Airton Souza (PL) representa a extrema-direita e o populismo bolsonarista. Sua eventual vitória fortaleceria, de maneira objetiva, esse bloco político nefasto, que encarna o atraso humano da sociedade, promovendo diversos tipos de preconceito e intolerância, em âmbito nacional, estadual e municipal. Por isso, conclamamos nossa militância, nossos eleitores e todo o povo canoense a não dar nenhum voto a Airton (PL), deixando-os livres para optar entre votar em seu adversário ou se abster.
Destacamos que, independentemente do resultado do segundo turno em Canoas, o PSOL continuará a fazer oposição de esquerda aos governos da velha política, mantendo-se vigilante e fiscalizador, sempre ao lado dos interesses da população canoense, em especial da parcela mais social e economicamente vulnerável. Seguiremos na luta, e em 2026 o sol voltará a brilhar em Canoas!"