A situação da prefeita Fatima Daudt (MDB) complicou nesta segunda-feira (15). Hoje ela enfrentou o primeiro desembarque relevante de sua base na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo: o PSDB, decidiu passar para a oposição, retirando da base do Governo seus três vereadores, Raizer Ferreira, Semilda Tita e Felipe Kuhn Braun.
Com o desembarque dos tucanos, o Governo Fatima deixa de ser maioria na Câmara.
O rompimento coloca fim a uma união política que elegeu a ex-tucana em 2016, e reelegeu em 2020. Fatima se desfiliou do PSDB em agosto de 2022, após divergências internas com lideranças do partido, posteriormente migrando para o MDB. “É com determinação e compromisso que o PSDB anuncia oficialmente sua independência partidária em relação ao atual governo municipal”, disse o líder de bancada e também presidente do PSDB Novo Hamburgo, Raizer Ferreira ao usar a tribuna durante a sessão na Câmara de Vereadores desta segunda. A decisão, de acordo com o político, foi resultado de uma reflexão “madura e responsável”. “Estamos prontos para seguir adiante, fortalecidos e unidos em prol de um futuro melhor para Novo Hamburgo”, afirmou.
Conforme Ferreira, o posicionamento do partido não foi “súbito”, mas baseado no “reconhecimento de uma trajetória já delineada há tempos”. O tucano elencou ainda divergências políticas entre a visão de gestão do atual Governo Municipal e o PSDB. Disparidades que ficaram latentes ao longo do segundo mandato. “Ficou cada vez mais evidente que os rumos tomados pelo governo municipal não estavam alinhados com nossos princípios e compromissos”, argumentou o político. “A cada decisão, percebíamos um distanciamento das prioridades reais da população e uma inclinação cada vez maior para interesses particulares e puramente políticos”, completou.
Confira o discurso na íntegra
“Hoje, neste importante momento da trajetória política de nossa cidade, é com determinação e compromisso que o PSDB anuncia oficialmente sua independência partidária em relação ao atual governo municipal.
Há tempos, temos observado uma distância crescente entre os valores que defendemos e as ações que vêm sendo tomadas pelo Executivo Municipal. Como atual presidente do PSDB, líder da bancada tucana na Câmara e ex-líder de governo, tive a oportunidade de testemunhar de perto o desenrolar desses eventos.
Quando assumimos o compromisso de ser base e liderar a gestão municipal na Câmara, o fizemos com a expectativa de representar os interesses da população hamburguense, promovendo políticas públicas que visam ao bem-estar coletivo e ao desenvolvimento da nossa cidade. A prefeita Fátima Daudt demonstrou uma gestão exemplar em seu primeiro mandato. Reconhecemos que não é possível realizar tudo em apenas quatro anos, mas durante esse período, observamos um interesse contínuo e crescente por parte dela em atender e responder às necessidades da nossa comunidade. Nutríamos grandes esperanças de que esse padrão de excelência seria mantido com sua reeleição.
No entanto, ao longo do segundo mandato, ficou cada vez mais evidente que os rumos tomados pelo governo municipal não estavam alinhados com nossos princípios e compromissos. A cada decisão, percebíamos um distanciamento das prioridades reais da população e uma inclinação cada vez maior para interesses particulares e puramente políticos.
Ainda que continuássemos representando a base do governo na Câmara Municipal, tornou-se claro que nossas visões divergiam significativamente. Não podemos compactuar com uma gestão que, aos nossos olhos, deixa a desejar na entrega de serviços essenciais à comunidade e que prioriza agendas que não refletem os anseios comunitários.
Por isso, hoje, é com convicção que anunciamos nossa independência partidária. Não se trata de um rompimento súbito, mas sim do reconhecimento de uma trajetória já delineada há tempos. O PSDB não se curvará a interesses que não estejam alinhados com os valores que defendemos. Continuaremos a trabalhar incansavelmente pelo progresso de Novo Hamburgo, mantendo-nos fiéis aos princípios que nos norteiam.
É momento de reafirmar nosso compromisso com a transparência, a ética e o respeito ao interesse público. Estamos prontos para assumir nossa responsabilidade como representantes legítimos da população, sempre buscando o melhor para nossa querida cidade.
A independência do PSDB é o resultado de uma reflexão madura e responsável. Estamos prontos para seguir adiante, fortalecidos e unidos em prol de um futuro melhor para Novo Hamburgo”.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags