Em coletiva realizada por volta das 16h30, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), apresentou um balanço técnico do segundo turno eleitoral, disputado em cinco cidades gaúchas. O bom funcionamento das urnas eletrônicas foi o destaque, já que esta foi a disputa com o menor índice de substituições de urnas do Estado.
MAIS ELEIÇÕES: Dois homens e um adolescente são detidos por boca de urna
O desembargador Voltaire de Lima Moraes, foi quem apresentou os dados. Apenas 9 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas de um total superior a 6 mil. Outras 12 tiveram de ser reiniciadas. No primeiro turno este número foi de 38.
Mas, apesar do bom funcionamento das urnas, o desembargador destacou a preocupação com a ausência dos eleitores. Embora o resultado não seja fechado ainda, os levantamentos prévios apontam para um alto número de abstenção, assim como ocorreu no primeiro turno.
“Nos preocupa, pois quanto maior a participação, mais legitimidade dos eleitos”, afirmou o presidente do TRE-RS, que já projeta para o próximo ano ações para combater esta situação que tem se tornado recorrente nas eleições.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags