ELEIÇÕES
Prefeituráveis de Canoas compartilham expectativas para debate promovido pelo Grupo Sinos nesta terça-feira; confira
Candidatos confirmaram presença no segundo encontro promovido hoje à noite
Última atualização: 01/10/2024 12:13
A Central Grupo Sinos de Eleições recebe, nesta terça-feira (1º), os seis candidatos à Prefeitura de Canoas. A partir das 20 horas, os prefeituráveis voltam a se encontrar para novo debate realizado na sede do Grupo Sinos, em Novo Hamburgo. A transmissão ocorre pela Rádio ABC 103.3 FM e em vídeo pelo site abcmais.com e nas redes sociais.
Os seis nomes presentes na disputa pelo Executivo canoense, convidados para o programa ao vivo, confirmaram presença. São eles: Airton Souza (PL), Beth Colombo (Republicanos), Campiol (Novo), Jairo Jorge (PSD), Marcio Freitas (PRD) e Rodrigo Cebola (Psol).
O debate, que será dividido em três blocos, visa auxiliar os eleitores na escolha de seus representantes municipais no pleito de outubro. Os postulantes poderão debater e apresentar propostas acerca dos mais diversos temas que regem a administração municipal.
A mediação será realizada pelo gerente de jornalismo da Rádio ABC, João Paulo Gusmão. O posicionamento de cada candidato no estúdio foi definido por ordem alfabética conforme o nome na urna eletrônica, igual ao primeiro debate. Essa e as demais regras foram alinhadas com as assessorias dos participantes.
Em caso de segundo turno, um novo debate ocorrerá no dia 16 de outubro, às 20 horas. Canoas está entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, ou seja, que poderá ter segundo turno caso nenhum candidato alcance pelo menos 50% mais um dos votos válidos no primeiro turno.
Os próximos confrontos de ideias realizados pela Central Grupo Sinos de Eleições serão com os prefeituráveis de São Leopoldo e Novo Hamburgo, nesta quarta-feira (2), às 20 horas, e nesta quinta-feira (3), às 20 horas, respectivamente.
Qual sua expectativa para o novo debate do Grupo Sinos?
Airton Souza: "Espero que seja um debate democrático e respeitoso. Canoas vive um momento desafiador, marcado pela instabilidade na gestão e pelos problemas causados pela enchente de maio. O debate do Grupo Sinos será mais uma excelente oportunidade para apresentarmos nossas propostas e discutirmos temas fundamentais para o desenvolvimento de Canoas. Nosso compromisso é com uma gestão eficiente."
Beth Colombo: “No primeiro debate, estávamos apenas começando a nos reconhecer e posicionar. Agora, retorno com uma postura ainda mais firme e convicta: o de construir uma Canoas inclusiva, unida e voltada para o bem comum, sem divisões ou sectarismos. Acredito no diálogo respeitoso, nas propostas concretas e no jogo limpo– que, infelizmente, é raro na política atual. Para mim, a política deve ser feita com dignidade.”
Campiol: “Temos trabalhado nesta campanha para mostrar ao povo de Canoas o diferencial do Partido Novo. Pretendemos que o debate nos permita reafirmar isto e mostrar que não somos mais do mesmo e não somos farinha do mesmo saco do qual emergem todos os outros candidatos. Nós temos o melhor time de candidatos a vereador. Todos são profissionais qualificados que não dependem da política para viver.”
Jairo Jorge: “Vou ao debate com o objetivo de apresentar minhas propostas aos canoenses. Os próximos quatro anos serão cruciais para seguirmos com a reconstrução da nossa cidade e para as próximas 4 décadas. Meu foco é falar o que as pessoas querem saber sobre o futuro do nosso município. Esperamos que o debate seja respeitoso e, acima de tudo, uma oportunidade para os canoenses entenderem nossas propostas.”
Marcio Freitas: “Canoas está pronta para uma nova fase. A nossa cidade precisa de um governo que esteja ao lado do povo, que ouça suas demandas e trabalhe incansavelmente para trazer as soluções que todos nós esperamos. A mudança começa com o voto do eleitor. Este é o momento de escolher o futuro que queremos para Canoas. Vamos transformar sonhos em realidade e garantir que a Prefeitura trabalhe para o povoe com o povo. Vamos governar com transparência.”
Rodrigo Cebola: “O debate do Grupo Sinos será uma grande oportunidade para mostrarmos para os canoenses a diferença da nossa candidatura. Canoas já viu nestes últimos 45 dias que sou a única alternativa popular e de oposição frente aos mesmos de sempre. Mais uma vez apresentaremos com muito respeito ao eleitor as nossas propostas e não ficaremos apenas no ataque como as outras candidaturas têm feito. Canoas precisa de renovação.”
Como funcionará cada bloco do programa desta noite
1º BLOCO: Como já estamos na reta final da campanha, não haverá o tempo inicial de apresentação dos candidatos. O programa começa direto com uma rodada de perguntas e respostas com tema livre. Ninguém pergunta duas vezes e ninguém responde duas vezes na mesma rodada. O mediador sorteia quem pergunta e este escolhe quem responde. Um minuto para pergunta, um minuto e meio para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica.
2º BLOCO: Mais uma rodada de perguntas e respostas com tema livre. Ninguém pergunta duas vezes e ninguém responde duas vezes na mesma rodada. O mediador sorteia quem pergunta e este escolhe quem responde. Um minuto para pergunta, um minuto e meio para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica.
3º BLOCO: Nova rodada de perguntas e respostas com tema livre. Ninguém pergunta duas vezes e ninguém responde duas vezes na mesma rodada. O mediador sorteia quem pergunta e este escolhe quem responde. Um minuto para pergunta, um minuto e meio para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica.
O encerramento conta com dois minutos para cada candidato fazer suas considerações finais. A ordem das considerações finais será definida por sorteio.
O candidato que se sentir pessoalmente ofendido pode pedir direito de resposta, que será analisado. Se concedido, o prefeiturável terá um minuto para manifestação sobre o assunto.
O primeiro debate dos postulantes à Prefeitura de Canoas ocorreu no dia 21 de agosto. Confira aqui.