abc+

MEDIDAS DE AUSTERIDADE

Prefeito eleito vai assumir secretarias e implementar reforma para reduzir custos em Araricá

Com proposta de redução de secretarias e cortes administrativos, prefeito eleito Oseas Garcia (PL) projeta gerar uma economia significativa, sem impactar diretamente os serviços essenciais.

Joceline Silveira
Publicado em: 16/12/2024 às 15h:00 Última atualização: 18/12/2024 às 12h:17
Publicidade

O próximo governo de Araricá, sob a liderança do prefeito eleito Oseas Garcia (PL), adotará uma série de mudanças administrativas visando adequar os gastos públicos ao cenário de instabilidade econômica, que tem desafiado prefeituras de todo o país. Garcia, que assume o cargo em 2025, destacou a necessidade de um “enxugamento” na máquina pública para garantir um equilíbrio financeiro sustentável e viabilizar investimentos em áreas essenciais.

 Araricá, que atualmente conta com 14 titulares à frente das pastas, terá pelo menos quatro secretarias extintas, podendo esse número chegar a cinco.  | abc+



Araricá, que atualmente conta com 14 titulares à frente das pastas, terá pelo menos quatro secretarias extintas, podendo esse número chegar a cinco.

Foto: Divulgação/PMA

A principal medida anunciada pelo futuro prefeito será a redução do número de secretários municipais. Araricá, que atualmente conta com 14 titulares à frente das pastas, terá pelo menos quatro secretarias extintas, podendo esse número chegar a cinco. “Estamos nos planejando para logo no primeiro ano colocar a casa em ordem, mas precisamos ‘enxugar’ primeiro”, afirma o político.

 

Estrutura administrativa

A reestruturação também envolveu o corte de cargas comissionadas e assessorias, o que, Garcia, pode gerar uma economia de cerca de 30% nos gastos com a folha de pagamento. “Nosso desafio será ampliar a estrutura sem deficiência dos serviços essenciais. O cenário é mais complicado do que imaginávamos, com dívidas, financiamentos e parcelamentos que vão se estender para a próxima gestão. Por isso, estamos tomando as medidas necessárias para reduzir ao máximo os gastos, sem afetar a qualidade do atendimento à população”, afirma Garcia que além da chefia do Executivo, assumirá as Secretarias de Planejamento e de Indústria e Comércio.

Imperceptível

Na avaliação do futuro gestor municipal, as mudanças passarão despercebidas pela população. “Acredito que a cidade não vai perceber o impacto do contingenciamento, pois vamos reformular as secretarias, com um titular respondendo por mais de uma área, de maneira que o atendimento à população não será afetado”, explica o futuro prefeito.

Reforma

A proposta de reestruturação administrativa está em fase final de elaboração e será formalizada por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal de Araricá ainda em janeiro de 2025.

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade