ENTENDA

Prefeito eleito pede publicamente para que contribuintes não paguem o IPTU neste ano em Novo Hamburgo

Gustavo Finck (PP) afirma que prazo para pagamento será entendido com desconto à vista; entenda a polêmica

Publicado em: 03/12/2024 10:30
Última atualização: 03/12/2024 15:26

Após uma mensagem do vice-prefeito eleito de Novo Hamburgo, Gerson Haas (PL) circular pelo WhatsApp, foi a vez do prefeito eleito Gustavo Finck (PP) se manifestar sobre o pagamento antecipado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025. Clique aqui e confirma manifestação de Fatima Daudt (MDB).

A mensagem de Haas, que circulou desde o dia 27 de novembro em grupos de aplicativos de troca de mensagens, gerou um clima de especulação entre os contribuintes.


Prefeito eleito garantiu a extensão do prazo para pagamento do tributo à vista com desconto até 31 de janeiro Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

FIQUE POR DENTRO: Saiba como ficam os negócios com o Brasil a partir do fim do imposto de importação da Argentina

No texto, Haas sugere que a população não pague o IPTU este ano, ou, caso já tenham recebido o boleto, adiem o pagamento para o dia 2 de janeiro de 2025 ou após, garantindo que não teriam "nenhum prejuízo".

A exemplo de 2024, a atual gestão municipal está concedendo desconto de 20% (podendo chegar a 25% para o bom pagador), para o pagamento em cota única até a data.

Leia mais: Precedente de Bolsonaro é base para recurso sobre deep fakes na Eleições de Campo Bom; entenda

Nesta segunda-feira (2), Finck solicitou publicamente que a população protele o pagamento do tributo e garantiu a extensão do prazo para pagamento do tributo à vista com desconto até 31 de janeiro.

“Conclamo nossa comunidade que não pague o IPTU de 2025 no ano de 2024. IPTU de 2025 é do orçamento de 2025. É para investimentos e pagar contas que vão ficar ainda de 2024”, afirmou o futuro gestor durante votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê orçamento de pouco mais de R$ 2 bilhões e endividamento de R$ 3,7 bilhões para 2025.

“Não ajudem a pagar as contas deste governo desastroso. Que possamos fazer uma nova história a partir do próximo ano”, pleiteou o progressista.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Emenda

Para a votação em segundo turno na próxima quarta-feira (4), Finck adiantou a inclusão de uma emenda ao projeto encaminhado pelo Executivo. O parlamentar afirmou que a emenda visa corrigir "defeitos" no orçamento proposto pelo Executivo, sem especificar quais pontos seriam alterados.“Queremos corrigir alguns defeitos do orçamento ainda em 2025, mas os gastos prioritários do nosso governo sempre serão em saúde e educação.”

A emenda será discutida e votada durante a sessão de amanhã, onde o projeto do Executivo poderá ser modificado conforme as propostas apresentadas pelos parlamentares.

Veja também: Prefeitura procura por famílias que perderam casa e ainda não fizeram cadastro

Antecipação

A prática de conceder desconto no pagamento antecipado do IPTU é uma medida rotineira em Novo Hamburgo, alicerçada no artigo 160 do Código Tributário Nacional e o Código Tributário Municipal que preveem essa possibilidade. 

A reportagem entrou em contato com atual gestão da Prefeitura de Novo Hamburgo, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para manifestação.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas