Foi com chuva e em ambiente aberto que Jerri Meneghetti (PP) foi empossado para seu segundo mandato na prefeitura de Dois Irmãos. Ao lado do seu vice, Juarez Stein (MDB), ele tomou posse em cerimônia realizada no Largo Felippe Seger Sobrinho, palco da celebração do Natal dos Anjos, no Centro da cidade.
Junto com o prefeito reeleito, também foram empossados os nove vereadores. A cerimônia começou por volta das 18h30, um atraso em relação à previsão inicial em razão da chuva que atingiu a cidade pouco antes.
Reeleito com mais de 68% dos votos em uma disputa que teve quatro postulantes ao cargo de prefeito, Jerri Meneghetti destacou justamente a responsabilidade junto aos moradores de Dois Irmãos para o próximo mandato. “Tivemos uma votação extremamente expressiva e isso é a demonstração da confiança da comunidade no nosso trabalho. Isso nos honra muito, mas aumenta nossa responsabilidade.”
Caixa fraco
Uma reclamação recorrente de prefeitos em todo país, a divisão dos recursos previstos pelo pacto federativo segue como uma das grandes preocupações do prefeito reeleito. “Muito se fala sobre isso [pacto federativo] e há muitos anos mas nada muda.”
Mas o prefeito também se preocupa com um fator extra para o próximo mandato, que são as mudanças tributárias. “Os municípios terão a receita mais apertada em função do cenário macroeconômico, mas também em função das mudanças de legislação que estão ocorrendo. Cenário nacional não está muito favorável, infelizmente, para o trabalho nos municípios. E agora a reforma tributária tende os municípios terem mais dificuldades em relação à receita”, avaliou Meneghetti.
Com oito vereadores de situação em uma Câmara com nove componentes, o prefeito terá uma uma base de apoio no Legislativo municipal, reduzindo assim os conflitos na hora de aprovar projetos.
Chuva e público
Veio do presidente da Câmara da Vereadores, Nilton José Tavares, Tenten Tavares, (PP) a proposta de tirar a cerimônia de posse da Câmara de Vereadores, o que foi aceito por Meneghetti. “Ele havia me consultado sobre a possibilidade de fazer nesse espaço tão bonito, do Natal, o palco e a estrutura já montada, onde as pessoas poderiam vir mais a vontade, não é um ambiente tão formal”, relatou o prefeito que reconheceu a redução de público em razão da chuva que, mesmo em menor volume, não parou de cair durante a cerimônia.
Mesa diretora
Antes de dar posse ao prefeito, os vereadores escolheram a composição da mesa diretora da Casa legislativa para 2025. Em uma conversa rápida e sem muitas contratações, foi apresentada uma chapa única que tem Elony Nyland (MDB) como presidente.
A mesa da Câmara é complementada pela vereadora Andrea Blume (MDB) como vice, Paulinho Gehtke (PP) e Sérgio Kroetz (PP), primeiro e segundo secretários respectivamente.
LEIA TAMBÉM