Faltando 40 dias para eleição municipal de 6 de outubro, a corrida pela Prefeitura de Porto Alegre apresenta-se aberta e com forte indicativo de segundo turno. É o que aponta pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (27) pela RBS TV.
A pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura da capital mostra o atual prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB), com 36% das intenções de voto no cenário estimulado, que é quando o entrevistador apresenta os nomes dos concorrentes.
Em segundo está Maria do Rosário (PT) com 31%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos, Melo oscila entre 33% e 39%, enquanto que Maria do Rosário oscila entre 29% e 33%, alcançando o emedebista no limite da margem de erro.
Na sequência aparecem os candidatos Juliana Brizola (PDT) com 11% e Felipe Camozzato (Novo) com 3%. Cesar Pontes (PCO), Luciano do MLB (UP), Fabiana Sanguiné (PSTU) e Carlos Alan (PRTB) não chegaram a 1% cada. Os indecisos somam 12% e os que indicaram votar em branco, que vão anular o voto ou sequer irão votar somam 7%.
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Maria do Rosário lidera, com 48% das indicações. A segunda maior rejeição é de Sebastião Melo. Dos entrevistados, 40% informaram que conhecem o candidato, mas não votariam nele. A rejeição de Juliana Brizola é de 37% e a de Felipe Camozzato é de 18%.
A pesquisa foi contratada e divulgada pela RBS TV. Foram ouvidas 900 pessoas de 16 anos ou mais em Porto Alegre entre os dias 24 e 26 de agosto. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é RS-09561/2024.
LEIA TAMBÉM