O Progressistas (PP) foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos no pleito municipal de 2024 no Rio Grande do Sul. Com a vitória de Gustavo Finck, Novo Hamburgo e a maior cidade que será administrada pelo partido a partir de 1º de janeiro de 2025.
Ao todo, o Progressistas elegeu 164 prefeitos. Apesar do segundo turno em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria, o número não muda mais porque nenhum candidato do PP nessas cidades ficou em primeiro ou segundo na eleição de ontem.
O segundo partido que mais elegeu prefeitos no Rio Grande do Sul foi o MDB, com 126 – o número ainda pode mudar, de acordo com o resultado do segundo turno, dia 27 de outubro.
Na sequência aparecem, pela ordem, PDT com 50 eleitos; PL com 38 eleitos; PSDB com 33 eleitos; União Brasil e PT, com 21 eleitos cada; Republicanos, com 16 eleitos; PSD com 12 eleitos no primeiro turno; PSB com oito eleitos; PRD com quatro eleitos; Cidadania com dois e Podemos com dois prefeitos eleitos.
Na comparação com o primeiro turno de 2020, não houve mudança na ordem que os partidos ocupam no ranking. Quatro anos atrás o PP já havia sido o líder em prefeituras, com 143. Em segundo estava o MDB, com 134, e em terceiro o PDT, com 65.
LEIA TAMBÉM