ELEIÇÕES

Vídeo: O que disse o candidato à Prefeitura de Cachoeirinha em entrevista à Central Grupo Sinos de Eleições

David Almansa (PT) apresentou propostas de campanha nesta quarta-feira (25). Candidato Cristian Wasem (MDB) não participou espaço reservado para o debate entre prefeituráveis

Publicado em: 25/09/2024 11:53
Última atualização: 25/09/2024 13:50

A Central Grupo Sinos de Eleições recebeu na manhã desta quarta-feira (25) o candidato à Prefeitura de Cachoeirinha, David Almansa (PT). Almansa foi entrevistado pela comunicadora Jeania Romani. O debate entre candidatos, como tem ocorrido, ficou inviabilizado porque o atual prefeito, Cristian Wasem (MDB), não demonstrou interesse em participar do encontro.

Desde o dia 9 de setembro foram diversas tentativas de contato com Wasem e a assessoria. No entanto, a produção da Central Grupo Sinos de Eleições não recebeu retorno quanto a participação no debate.

MAIS ELEIÇÕES: Justiça determina recolhimento de materiais de campanha da candidata Tânia da Silva; entenda a decisão


Entrevista com David Almansa (PT) candidato à Prefeitura de Cachoeirinha Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

No primeiro questionamento, Jeania perguntou sobre a vontade do candidato ser prefeito de Cachoeirinha. “Eu quero ser prefeito de Cachoeirinha porque a minha cidade tem uma vocação para o progresso. Está posicionada estrategicamente muito bem na região metropolitana, tem um dos maiores distritos industriais do Estado e uma arrecadação que já foi a 7ª maior do Rio Grande do Sul e hoje é apenas a 17ª”, completou.

Na sequência, foi perguntado sobre projetos para melhorar o transporte coletivo no município. “Hoje Cachoeirinha tem um monopólio do transporte coletivo municipal. Durante a pandemia, tivemos uma redução drástica no número de ônibus circulando pela cidade. E ali, se iniciaram repasses, como compensação pelas empresas terem perdido passageiro. Desde então, as empresas nunca voltaram a ofertar um número de linhas [de ônibus] necessárias para atender a população.”

Almansa afirmou que pretende chamar a empresa e apresentar um novo modelo de circulação. “Onde queremos criar novas linhas de ônibus. Queremos também integrar o transporte municipal com o metropolitano, hoje operado pela Transcal. Também pretendemos implementar a faixa preferencial de ônibus, para agilizar o transporte.”

Ainda no assunto mobilidade, explicou que pretende investir em obras para melhorias na Avenida Cruzeiro e na Avenida Frederico Augusto Ritter, dois dos principais acessos no Distrito Industrial. “Também defendo a criação de uma perimetral no bairro Parque da Matriz, que hoje tem apenas uma saída do bairro, fazendo essa ligação com Gravataí, costeando paralelo a BR-290 [free way] e quero como prefeito, protagonizar junto aos demais municípios que compõe a Granpal [Associação dos Municípios da Região Metropolitana] o movimento para que a gente conquiste a RS-010, que é a rota do progresso.”

Enchente

Jeania Romani aproveitou o momento para questionar o candidato e atual vereador, sobre como pretende acompanhar os investimentos relacionados à prevenção de enchentes na cidade. “Nossa cidade tem nove casa de bombas e destas, no dia 1º de maio, apenas uma estava em funcionamento. A água ficou mais tempo parada do que deveria, por falta de funcionamento destas bombas.”

Almansa lembrou um anúncio do então ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, sobre verbas disponíveis para o Estado. “Queremos a extensão do dique de proteção. Já conversei com o ministro sobre a possibilidade de aumentar esse recurso para possibilitar a construção de uma casa de bombas no bairro Parque da Matriz e também na região da ponte de Cachoeirinha.”

Saúde, educação e o Distrito Industrial 

Outro tema abordado foi a saúde pública. Entre as propostas, Almansa afirmou pretender repetir o que foi feito em Nova Santa Rita, onde uma Policlínica foi construída pela prefeitura. “Meu amigo, prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, construiu com R$ 17 milhões de recursos públicos, uma potente Policlínica, com mais de 12 especialidades médicas. Vamos fazer o mesmo em Cachoeirinha.”

No que se refere a educação, o candidato diz que pretende criar 1 mil novas vagas na educação infantil. “Vamos reformar todas as escolas a partir de janeiro e vou batalhar para trazer o Instituto Federal para a cidade.”

Finalizando a entrevista, Almansa falou sobre o Distrito Industrial, pretendendo iniciar as obras da fase 3 do distrito. “E interromper esse processo de transformar o distrito em uma área residencial”, finalizou.

Assista: 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas