abc+

RESCALDO DAS ENCHENTES

Na Câmara dos Deputados, prefeitos da região pedem auxílio para minimizar prejuízos

Encontro em Brasília contou com a presença de prefeito da região

Joceline Silveira
Publicado em: 14/02/2024 às 00h:00
Publicidade

Os prefeitos da região dos Vales do Sino e Caí no Rio Grande do Sul, área mais atingida pelas enchentes ocorridas no mês de setembro ressaltaram, em reunião na Câmara dos Deputados, a necessidade de investimento em estudos para a prevenção de novos desastres naturais.

Em reunião na Câmara dos Deputados, prefeitos da região pedem auxílio para  minimizar os prejuízos  | abc+



Em reunião na Câmara dos Deputados, prefeitos da região pedem auxílio para minimizar os prejuízos

Foto: Divulgação

 

Durante o encontro, promovido pela Comissão Externa destinada a apurar e acompanhar os danos causados pelas enchentes no Estado, na última semana, o prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann (PP), destacou ser preciso rever a legislação ambiental, especialmente sobre o desassoreamento, “acaba sendo um entrave, da maneira como está escrita”, avaliou. “É preciso entender a realidade e a necessidade de cada município. Esses leitos mudaram a profundidade. Qualquer chuva de agora em diante vai gerar problemas que a gente não tinha antes”, completou o progressista.

Na mesma linha preventiva, a prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro (PTB), abordou que a região precisa criar planos de ação. “Tivemos vários deslizamentos, fissuras do solo que nos assustaram, cancelamos aulas, uma de nossas pontes e a agricultura de nossa cidade foram extremamente danificadas. Precisamos sim criar estratégias. Confesso que a Defesa Civil do município é muito frágil”.

 

Coordenador da Comissão na Câmara, deputado federal Marcel van Hattem (NOVO) colocou o grupo à disposição para auxiliar os municípios atingidos. “Os prefeitos têm uma dificuldade muito grande de encontrar quais são os caminhos mais corretos para auxiliá-los após os eventos climáticos. Ainda há uma falta de coordenação, entre o governo do estado e o Governo Federal nessa questão. Os deputados federais não são parte do Executivo, mas nos colocamos à disposição sempre que for necessário, ainda que não seja nossa missão principal, mas com apelo àqueles que são”, concluiu.

Ainda estiveram presentes na reunião o prefeito Gustavo Zanatta de Montenegro, o vice-prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn; o prefeito de Colinas, Sandro Ranieri; o prefeito de Encantado, Jonas Calvi; a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo; e o prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Manoel Michelon. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade