NOVO HAMBURGO
MP e sindicância interna vão apurar o que continha nas caixas levadas a sede de partido com Kombi da Prefeitura
Vídeo mostra funcionário de empresa tercerizada descarregando caixas do veículo da Prefeitura de Novo Hamburgo na sede de partido
Última atualização: 25/06/2024 14:03
A Prefeitura de Novo Hamburgo abriu uma sindicância para apurar o conteúdo de um vídeo que circula nas redes sociais. A gravação, feita na Rua Flores da Cunha, bairro Pátria Nova, sede do partido Podemos, mostra um funcionário terceirizado, que presta serviços à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), descarregando caixas que seriam doações. No local, membros do partido auxiliam no transporte do material entre a Kombi da Prefeitura e o prédio.
O vídeo é de 6 de junho, segundo a Prefeitura, mas ganhou força ao circular em grupos de WhatsApp e nas redes sociais neste fim de semana.
“Quando chegou em mim [o vídeo] a gente imediatamente abriu processo de sindicância para fazer investigação do que poderia ter acontecido”, diz a procuradora-geral do Município, Fernanda Luft. Ela descarta a possibilidade de o material ter saído da Fenac, local que concentra as doações no município desde o início do período de enchentes, ou ter sido encaminhado pela própria Prefeitura para o partido.
“Não são doações públicas em hipótese alguma. O município não doa nada para partido político e não me parece que sejam doações da Fenac, até porque na Fenac as doações não saem em caixas”, pontuou ela na noite desta segunda-feira (24). Fernanda Luft reiterou que a pessoa que aparece na gravação não é funcionário público. A investigação vai apurar qual era o conteúdo das caixas e o uso do veículo que pertence ao poder público.
Secretária responsável pela Kombi, que é presidente do partido, se manifesta
A secretária de Desenvolvimento Social e também presidente municipal do Podemos, Jurema Pieper, afirmou que teve conhecimento do vídeo pelas redes sociais, mas adianta que a legenda já abriu investigação para apurar o caso. A Kombi é utilizada pela secretaria comandada pela presidente do Podemos.
“Em função das enchentes e atendimento das demandas da secretaria não estive na sede [do partido] neste período e desconhecia a situação, mas vamos apurar o que realmente ocorreu e quais foram as circunstâncias que tais caixas chegaram até lá”, disse.
Conforme Jurema, a Executiva do diretório municipal deve se reunir nesta semana para determinar as próximas ações em relação ao episódio.
Jurema confirmou que uma empresa terceirizada presta serviços para a Secretaria de Desenvolvimento Social e diz não saber o que motoristas fazem em meio à rotina de trabalho. “Qualquer um do gabinete da secretaria desconhece o que os motoristas fazem nesse roteiro”.
Os vereadores do Podemos foram procurados. Vladi Lourenço informou que esteve apenas uma vez na sede do partido desde a sua filiação, que aconteceu em abril, e desconhece a situação no local. Já o vereador Ito Luciano foi procurado, mas não retornou aos contatos até a publicação deste conteúdo. O espaço está à disposição para manifestação do vereador.
Ministério Público investiga
O Ministério Público informou que na última semana duas denúncias foram protocoladas sobre este caso, uma criminal, que será apurada pelo promotor Francisco José Borges Motta, e outra eleitoral, que ficará a cargo do promotor Manoel Luiz Prates Guimarães.