abc+

TRIBUTO

Mensagem de WhatsApp enviada pelo vice-prefeito eleito sobre o IPTU gera polêmica em Novo Hamburgo

Gerson Haas (PL) confirmou o envio de mensagem sobre o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano; entenda

Joceline Silveira
Publicado em: 28/11/2024 às 15h:10 Última atualização: 28/11/2024 às 15h:54
Publicidade

Uma mensagem transmitida ao vice-prefeito eleito de Novo Hamburgo, Gerson Haas (PL), que circulou desde quarta-feira (27) em grupos de aplicativo de troca de mensagens, gerou um clima de especulação e discussão entre a população.

Gerson Haas (PL) | abc+



Gerson Haas (PL)

Foto: Divulgação

No texto, Haas solicita que os contribuintes do município não paguem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou, caso já tenham recebido o boleto, adiem o pagamento para o dia 2 de janeiro de 2025 ou após, “sem qualquer prejuízo”.

LEIA TAMBÉM: Isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil tem data prevista pelo governo; saiba detalhes

Mensagem que circula em grupos de aplicativo de mensagens detalha a protelação do desconto  | abc+



Mensagem que circula em grupos de aplicativo de mensagens detalha a protelação do desconto

Foto: Reprodução

O vice-prefeito eleito confirmou à reportagem que a mensagem é de sua autoria e explicou que o disparo do texto ocorreu após uma conversa com o prefeito eleito, Gustavo Finck (PP), que se encontra em viagem à Ásia com uma comitiva do Governo do Estado, e com a equipe de transição.

Segundo Haas, a nova gestão, que assumirá no dia 1º de janeiro de 2025, pretende prorrogar o prazo de pagamento do IPTU para que os moradores possam continuar a pagar o tributo com o desconto de 20% à vista.

CLIQUE PARA LER: “A sujeira durou meses”: Carros que não podiam eram liberados de CRVA da região

Haas criticou a atual política fiscal, que exige o pagamento com desconto até o início de janeiro. Para ele, essa exigência é “equivocada e injusta” com os contribuintes, já que o fim do ano é um período em que muitas pessoas enfrentam muitas despesas. “As pessoas vão poder se programar melhor, e o contribuinte vai ter a tranquilidade de que o valor do IPTU será utilizado pelo próximo governo”, afirmou o político.

O coordenador da equipe de transição de Finck/Haas, o advogado Vanir de Mattos, revelou que houve uma tentativa de negociação para ampliar o prazo do imposto com desconto de 20%, mas a proposta não foi aceita pela administração atual. O objetivo, segundo ele, era garantir uma “situação financeira e orçamentária mais adequada”.

“Com a fixação da data de 2 de janeiro e antecipação da emissão dos carnês, a grande probabilidade é que o contribuinte faça o pagamento do IPTU de 2025 ainda em 2024”, avaliou Mattos.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Ele explicou que, na visão da equipe de transição, o fato do pagamento ser antecipado pode comprometer o planejamento orçamentário da nova administração. “O que a gente entende, esta é uma receita do município para fazer frente as despesas de 2025, ou seja, o Executivo não pode fazer o uso dos recursos do IPTU de 2025 em 2024”, completa.

O que diz a Prefeitura 

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Novo Hamburgo se manifestou por nota, na qual informa que contribuintes de Novo Hamburgo que aderiram à modalidade IPTU Digital já podem acessar o carnê de cota única do tributo de 2025 desde segunda-feira, dia 25, através do portal da Prefeitura. Já os carnês físicos começarão a ser entregues pelos Correios no dia 2 de dezembro.

No entanto, sobre a solicitação feita pelo vice-prefeito eleito, para o adiamento do pagamento do IPTU com desconto de 20%, a Administração atual não se posicionou oficialmente até a publicação desta reportagem.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade