Cerca de 200 manifestantes protestaram em frente ao prédio do Cartório Eleitoral de Canoas, localizado na Avenida Guilherme, no Centro. Com carro de som, faixas e cartazes, o grupo solicita uma nova eleição municipal, diante das recentes polêmicas envolvendo o prefeito eleito, Airton Souza (PL).
O grupo pede a investigação sobre suspeita de compra de votos em período eleitoral, além de condenação e inelegibilidade por improbidade administrativa.
Durante o ato, que ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira (31), um segundo grupo de manifestantes, que seguravam placas com “Fora Jairo”, se misturou com o primeiro grupo, que se autodenomina apartidário. Para manter a ordem, a Brigada Militar (BM) foi acionada e acompanhou o protesto.
“Somos da comunidade, de diferentes bairros canoenses. Nosso protesto defende que haja uma nova eleição, porém, sem o Airton. Para nós, ele não representa o povo e precisa explicar o dinheiro na cueca. Alguns defensores do prefeito eleito tentaram nos provocar com placas de ‘Fora Jairo’ e da ‘Copa Livre’, mas nosso objetivo foi cumprido, ou seja, fizemos uma manifestação pacífica”, explica uma das organizadoras do ato, Renata David.
Segundo Renata, na próxima semana, o grupo vai protocolar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) um pedido para um novo pleito. Ela também afirma que será feita uma solicitação para que Airton Souza não assuma o cargo de prefeito.
“Vamos pedir que seja priorizada a apuração dos fatos diante das graves acusações. Acreditamos que a população de Canoas merece respostas rápidas e claras sobre as circunstâncias que envolvem o candidato eleito, para que a legalidade e a ética prevaleça sobre interesses individuais ou partidários”, finaliza.
DINHEIRO NA CALÇA: “Nenhum problema que os órgãos competentes investiguem”, diz coordenador da campanha de Airton Souza
O ato, que durou pouco mais de meia hora, não registrou incidentes. Os manifestantes contra o atual prefeito, Jairo Jorge (PSD), não acompanharam o percurso até a Praça da Bandeira. O grupo se dispersou após o encontro em frente ao prédio do Cartório Eleitoral de Canoas.
LEIA TAMBÉM