A assessoria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou na noite desta terça-feira (12) que ele estará no Rio Grande do Sul na próxima sexta-feira (15). No entanto, a agenda mudou em relação ao planejamento inicial. A informação é do ministro Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o gaúcho Paulo Pimenta.
Inicialmente estava previsto que Lula e ministros – ainda não se sabe ao certo quem acompanha o presidente ao RS – iriam a Lajeado pela manhã e, a partir do início da tarde, teriam compromissos em Porto Alegre. A comitiva voaria de Brasília a Caxias do Sul ou Porto Alegre e, de helicóptero, faria o deslocamento até o Vale do Taquari.
Lula foi muito criticado por não ter visitado a região após a tragédia de setembro do ano passado, que matou mais de 50 pessoas, desalojou milhares e desvastou negócios de diferentes tamanhos. O vice-presidente Geral Alckmin (PSB) já esteve duas vezes na região. Lideranças reclamam que promessas feitas pelo governo na época não foram cumpridas.
Na noite desta terça-feira, no entanto, a Secom informou uma inversão na agenda de Lula no Estado. Agora está previsto para as 11 horas, no Teatro do Sesi (Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre), anúncio de ações de investimentos do governo federal no Rio Grande do Sul. Participam autoridades, convidados e jornalistas.
Depois do evento na Zona Norte da capital, Lula e ministros vão de helicóptero até Lajeado, no Vale do Taquari, onde têm compromisso às 15 horas no Teatro da Univates, onde haverá uma cerimônia de prestação de contas do governo federal no auxílio aos municípios atingidos pelas cheias de setembro de 2023. A expectativa é que novas medidas sejam anunciadas.
LEIA TAMBÉM